sábado, novembro 8, 2025

Após 14 dias de mobilização, lideranças Munduruku serão recebidas por Gilmar Mendes para tratar do marco temporal

Após 14 dias de mobilização, lideranças Munduruku serão recebidas por

Na noite desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, nossa equipe de reportagem recebeu, em primeira mão, a confirmação da líder indígena Alessandra Munduruku sobre um avanço significativo na mobilização promovida pelo povo Munduruku, na BR-230 em Itaituba, no sudoeste do Pará, que já dura 14 dias.

Mesmo enfrentando chuva, sol e adversidades que afetaram especialmente crianças e idosos, os manifestantes resistiram e seguiram firmes na luta pela garantia de seus direitos. Agora, o movimento dá um passo importante rumo ao diálogo institucional.

Segundo Alessandra, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, irá receber as lideranças indígenas no dia 15 de abril, às 17h, em Brasília (DF). Na ocasião, será discutida a situação das terras indígenas e o posicionamento contra a tese do marco temporal — proposta considerada uma ameaça aos direitos dos povos originários.

Ainda de acordo com a líder, a BR-230, que vinha sendo parcialmente bloqueada como forma de protesto, será liberada até a data do encontro, em sinal de abertura para o diálogo.

Alessandra finalizou agradecendo o apoio da imprensa e da população: “Agradeço a todos que deram visibilidade à nossa luta. Chegamos à pessoa certa. Agora, é com o ministro Gilmar Mendes”.

Fonte: Plantão 24horas News

FONTE: PLANTÃO 24 HORAS NEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens