domingo, abril 13, 2025

Operação apreende fuzil e munições em garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó

Em operação realizada nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal, em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), apreendeu um fuzil, grande quantidade de munições e cerca de quatro quilos de mercúrio durante fiscalização na Terra Indígena Kayapó, no município de Ourilândia do Norte (PA). A ação resultou ainda na inutilização de aproximadamente 2 mil litros de combustível, motores, embarcações, peças e equipamentos usados em dragas para a extração ilegal de ouro.

A operação teve como foco o combate ao garimpo ilegal ao longo do rio Fresco, importante afluente do rio Xingu, que atravessa a Terra Indígena Kayapó e sofre com a contaminação por mercúrio e o assoreamento causado pela atividade mineradora.

Durante a ação, duas áreas de exploração foram identificadas. Na primeira, os garimpeiros fugiram ao perceber a chegada da fiscalização. No acampamento abandonado, foram encontradas munições de diversos calibres, seis armas — incluindo um fuzil calibre 5,56 mm —, além de equipamentos de garimpo, embarcações e uma antena de internet via satélite.

Na segunda área, uma draga estava em processo de montagem. Os indivíduos encontrados no local foram ouvidos e liberados. A Funai também atuou na destruição de maquinários e veículos utilizados na atividade ilegal.

A Polícia Federal segue com ações contínuas para combater o garimpo ilegal em áreas protegidas e preservar os recursos naturais e os direitos dos povos indígenas.

Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Pará



FONTE: PLANTÃO 24 HORAS NEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens