quarta-feira, abril 16, 2025

Indígenas ocupam sede da FUNAI em Brasília após 14 dias de bloqueio na BR-230

Nesta segunda-feira, 14 de abril de 2025, cerca de 130 indígenas da etnia Munduruku e 100 dos povos Guarani e Kaiowá, que estavam há 14 dias bloqueando um trecho da BR-230 entre os distritos de Campo Verde e Miritituba, ocuparam a sede da Fundação Nacional dos povos indígenas (FUNAI), em Brasília (DF). Eles cobram respostas e exigem diálogo com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça (MJ).

A mobilização tem como principal pauta o cancelamento da mesa de conciliação sobre o Marco Temporal, referente à Lei 14.701/23, que está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Gilmar Mendes. Os indígenas reivindicam participação efetiva no processo e protestam contra possíveis retrocessos nos direitos territoriais garantidos pela Constituição de 1988.

A ocupação ocorre em meio a uma série de mobilizações nacionais promovidas por povos originários, que acompanham com atenção os desdobramentos jurídicos e políticos envolvendo a tese do Marco Temporal.

Fonte: Plantão 24horas News

FONTE: PLANTÃO 24 HORAS NEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens