Benedito Anunciação de Santana, suspeito do sequestro e assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, teria convidado o próprio filho, Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, de 18 anos, para participar do crime. De acordo com a Polícia Civil, Gustavo confessou o crime após ser detido, confirmando que ajudou no ato a pedido de seu pai, que também está preso.
O corpo de Heloysa foi encontrado na madrugada desta quarta-feira (23), em um poço no bairro Ribeirão do Lipa. Ela teria sido sequestrada após um suposto roubo em sua residência na noite anterior. A causa da morte foi asfixia mecânica por estrangulamento.
Rodinei Crescêncio/Reprodução
O delegado Guilherme Bertolli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), afirmou que o roubo foi pretexto para que Benedito executasse Heloysa e sua mãe, Sullen de Alencastro Arruda.
“O roubo foi só uma simulação para disfarçar essa atuação. O pai [Benedito] convidou o filho [Gustavo] já com a intenção de executar não só a Heloysa, mas também a mãe. Graças a Deus, a mãe demorou para chegar na residência no horário pretendido. […] Quando ela chegou, a filha já estava morta e os criminosos partiram para a agressão, para sair com o corpo da vítima”, detalhou.
Além disso, o delegado também comentou que Benedito aliciou os menores, amigos de Gustavo, com o acordo de que eles poderiam ficar com os itens roubados. Após ser detido, ele teria negado o envolvimento, o que gerou descontentamento em Gustavo.
“De imediato, eles [Gustavo e um adolescente] confessaram, demonstraram arrependimento. Inclusive, o Gustavo teve um contato com o pai e disse: ‘Eu fiz uma coisa a pedido do senhor e o senhor está me abandonando uma segunda vez’, querendo que o pai assumisse a participação dele no crime”, afirmou Bertolli.
A motivação ainda não foi esclarecida, mas não se descarta motivo passional, por ter sido um feminicídio.
Reprodução
O caso
Inicialmente, a polícia foi acionada para o furto de um HB20, que tinha uma adolescente como refém. Durante as buscas, os policiais viram o trajeto do carro por meio das câmeras do programa Vigia Mais MT e localizaram duas placas do veículo, que haviam sido jogadas no mato.
Com isso, um adolescente de 17 anos foi apreendido e Gustavo foi preso nesta madrugada de quarta-feira (23), suspeitos do crime. O corpo da vítima foi localizado e os policias receberam denúncia de que os envolvidos estariam na região do Riberão do Lipa. Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais (Bope) foi até o local e, quando entraram na casa, os dois suspeitos tentaram fugir pelo telhado, mas o menor foi apreendido.
Ainda em diligências, Gustavo foi detido tentado se esconder na casa da sua avó. Ele indicou onde o HB20 roubado do crime estava. Os suspeitos afirmaram que a morte da menor teria motivação passional.
Benedito foi o terceiro suspeito detido e era servidor na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Ele foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (23). O quarto suspeito é um adolescente de 15 anos, que também foi apreendido.
FONTE: RDNEWS