quinta-feira, abril 24, 2025

EXCLUSIVO: Prefeito de Cuiabá define passagem de ônibus gratuita aos domingos | RDNEWS

Rodinei Crescêncio/Rdnews/arquivo

O prefeito Abílio Brunini (PL) encaminha à Câmara Municipal nesta quinta (24) um projeto que institui a tarifa zero no transporte coletivo urbano aos domingos.

Essa proposta de não se pagar passagem de ônibus aos domingos na Capital será avaliada em plenário pelos vereadores, com tendência de ser aprovada por unanimidade. A fruição do benefício estará condicionada à utilização do Cartão Transporte, de modo a permitir a coleta de dados e a gestão operacional do sistema.

Este Blog apurou com exclusividade que o prefeito irá estabelecer no mesmo projeto que a gratuidade seja estendida aos feriados e pontos facultativos, mediante decreto do Executivo, desde que haja prévia previsão na lei orçamentária. A tarifa zero não será praticada nas linhas intermunicipais.

O prefeito argumenta que o transporte coletivo é um serviço público de relevância social, que viabiliza o direito de ir e vir e garante acesso a bens, serviços e oportunidades para a maioria da população, especialmente trabalhadores e estudantes. E a tarifa zero, diz Abílio, fortalece a política pública de mobilidade urbana com enfoque social, ampliando o acesso ao transporte às camadas mais vulneráveis, podendo se deslocar gratuitamente em um dos dias tradicionalmente voltados ao lazer, à cultura, à convivência familiar e à participação em atividades comunitárias e religiosas.

Entende que não apenas promove inclusão social, como também fomenta a economia local, ao estimular o fluxo de pessoas em centros comerciais, feiras, espaços de lazer e eventos culturais. Segundo o prefeito, será possível implantar a tarifa zero pelos expressivos resultados fiscais obtidos nos primeiros cem dias de gestão, que proporcionaram economia superior a R$ 138 milhões, permitindo a previsão orçamentária sem comprometer o equilíbrio das finanças municipais.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens