segunda-feira, abril 28, 2025

Daniel Monteiro se diz “general eleitoral” de Pivetta e cita vínculo pelo brizolismo | RDNEWS

O vereador por Cuiabá  Daniel Monteiro (Republicanos) disse que está pronto para ser “general eleitoral” do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na disputa pelo Governo do Estado em 2026. Além disso, revelou que admiração por Leonel Brizola, dirigente trabalhista falecido em 2024, foi o que os aproximou.

“Não só cabo eleitoral, general eleitoral, se precisar. Tirando a brincadeira, Otaviano Pivetta é o maior gestor público que conheço. É um estadista. Quando conheci ele, teve até uma coincidência legal. Aminha origem, a  paixão que despertei pela política, tem sua raiz em Leonel de Moura Brizola. Assim como Otaviano Pivetta, que lá atrás também sempre foi um brizolista”, disse Daniel Monteiro no Roda de Entrevista, exibido pela TV Mais, nessa quinta-feira (24).

Rdnews

Segundo Daniel Monteiro, Pivetta fez gestões de excelência como prefeito de Lucas do Rio Verde por três mandatos. Além disso, afirma que seu correligionário está contribuindo com o êxito do Governo Mauro Mendes (União Brasil).

“Hoje,  a gente vê ele [Pivetta] como um grande gestor público, que produziu resultados impares na cidade de Lucas do Rio Verde. Se a gente analisar saneamento, coleta de resíduos sólidos, educação, saúde, tudo em Lucas do Rio Verde funciona. É colocado na literatura econômica como Califórnia Brasileira porque é uma cidade com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] altíssimo e hoje no Governo do Estado tem contribuído muito com governador Mauro Mendes para fazer a melhor gestão da história. Então, não tenho dúvida nenhuma que Otaviano Pivetta vai ser nosso próximo governador de Mato Grosso”, completou.  

Embora tenha origem no brizolismo, Pivetta deu uma guinada a direita quando deixou o PDT e acabou se abrigando no Republicanos. Entretanto, nunca negou a origem no trabalhismo e diz que segue se inspirando em Brizola, principalmente no que diz respeito ao compromisso com a educação pública de qualidade.

Quem foi Brizola

Leonel de Moura Brizola foi um engenheiro civil e político brasileiro. Considerado um líder trabalhista, foi governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, sendo o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes em toda a história do Brasil.

Brizola ficou conhecido por  suas políticas sociais, pincipalmente na área da educação, como a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), promovendo escola em tempo integral no Rio de Janeiro, ainda na década de 1980, quando governou o estado. Como governador  do Rio Grande do Sul, expandiu a educação com as chamadas “brizoletas”. Também promoveu a Campanha da Legalidade, em defesa da democracia e da posse de João  Goulart como presidente da República após tentativa de golpe em 1961.  

Reprodução

Leonel Brizola

Após o inicio da ditadura militar de 1964, exilou-se no Uruguai, Estados Unidos e Portugal. Voltou ao Brasil em 1979, depois de um exílio de quinze anos no Uruguai, nos Estados Unidos e em Portugal.  

 Na eleição presidencial de 1989, ficou em terceiro lugar, com uma diferença inferior a 1% em relação ao segundo colocado, Lula (PT). Um ano depois, voltou a governar o Rio de Janeiro, sendo eleito no primeiro turno.

 A partir daí, não logrou êxito em nenhuma das quatro eleições que disputou, de vice-presidente de Lula  em 1998 a senador pelo Rio de Janeiro em 2002. Faleceu, em 2004, vítima de um infarto agudo do miocárdio.



FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens