sábado, julho 12, 2025

O esforço de Jayme pra defender Collor | RDNEWS

Jane de Araújo

O senador mato-grossense Jayme Campos não saiu à toa em defesa de Fernando Collor, preso nesta sexta, dando início ao cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de prisão, decretada ainda em maio de 2023, sob acusação de receber R$ 20 milhões de propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Ambos são amigos e aliados políticos desde o final da década de 1980.

Então governador, Jayme foi quem coordenou em Mato Grosso à campanha presidencial vitoriosa de Collor, em 1989. Percorria os municípios incorporando o discurso central de Collor de caçar marajás, aqueles servidores com altos salários, e sob promessa de combater corrupção, chamando a atenção para as dimensões da dívida externa. Eleito presidente, foi um desastre, principalmente com o Plano Collor. Jayme assistiu a tudo em silêncio.

Agora, 36 anos após ter ajudado Collor a se tornar presidente, Jayme, que frequentemente conversa com Collor, vem a público gritar que o STF comete excessos na prisão do velho aliado. Entende que o ex-presidente poderia cumprir pena em prisão domiciliar.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens