A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (9) um bandido que planejava roubar uma residência nesta noite em Sorriso (420 km de Cuiabá). A prisão foi realizada no âmbito da segunda fase da Operação Asfixia — uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) para combater o grupo responsável por um complexo esquema de tráfico de drogas.
Em entrevista coletiva, o delegado da PF, Pedro Rodrigues Neto, informou que um casal também foi detido com uma grande quantidade de drogas. “Teve um saldo positivo novamente: seis prisões e seis buscas cumpridas. Tiramos de circulação um casal de traficantes, com uma quantidade significativa de dinheiro em espécie, e também foi possível prender um bandido que estava planejando um roubo na noite de hoje a uma residência aqui em Sorriso”, declarou.
Na semana passada, durante a primeira fase da Operação Asfixia, os policiais federais identificaram que algumas residências em Sinop (500 km de Cuiabá) funcionavam como entrepostos para a guarda e a distribuição de entorpecentes a outros traficantes que atuam na cidade.
Os imóveis são utilizados como uma espécie de depósito e centro de distribuição de entorpecentes, atividade que ocorre principalmente aos finais de semana. Esses locais não operam como pontos de venda de drogas, mas como centros de distribuição para outros traficantes que revendem os entorpecentes por toda a cidade.
Foi identificado que diversos homicídios foram cometidos na região em decorrência da disputa por pontos de venda de drogas, após adquiridas nesses centros de distribuição. Há ainda indícios de que esse controle sobre a distribuição e venda dos entorpecentes é realizado por integrantes de facções criminosas que atuam no município.
FONTE: Folha Max