O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-MT), vai assumir a gestão do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (03). A incorporação da unidade hospitalar à rede estadual, segundo o gestor, se enquadra na estratégia de remodelação do sistema de saúde, ampliando os serviços e atendimento à população de Cuiabá e região – que passa a contar com quatro hospitais sob gestão do Estado.
“Nesta semana, nós vamos assumir o Hospital Geral. […] Teremos, na Baixada Cuiabana, quatro hospitais gerenciados pelo Governo. Quando eu fui prefeito de Cuiabá, não tinha nenhum. Era o Metropolitano com 50 leitos – e que hoje tem quase 250 leitos. Então nós vamos ter o Hospital Central [previsto para setembro], temos também o Hospital do Câncer agora gerenciado pela Secretaria [de Estado de Saúde]. É uma realidade totalmente diferente”, afirmou.
Rodinei CrescêncioRdnews
Em nota, a assessoria do Hospital Geral confirmou a informação. Segundo a instituição, o contrato de prestação de serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá será finalizado a partir do dia 17 de junho e, imediatamente, terá início a contratualização de serviços com o Governo do Estado.
A parceria entre o setor público e privado tem sido vista como positiva para ampliar a oferta de exames e procedimentos à população, contribuindo para a ampliação e fortalecimento da rede de saúde do estado.
O Hospital Geral – cujo prédio pertence à Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Cuiabá – salientou, no entanto, que seguirá sendo uma “instituição privada, filantrópica e beneficente”.
“A iniciativa permitirá expandir a capacidade de atendimento do hospital, garantindo mais qualidade e resolutividade na prestação dos serviços à população mato-grossense”, destacou a instituição, em nota.
FONTE: RDNEWS