O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é finalista na categoria “Comunicação Interna” do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). A campanha indicada é “Eu Digo Basta! Poder Judiciário Contra a Violência Doméstica e Familiar – Promovendo o Acolhimento para Magistradas e Servidoras”, desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação do TJMT, por meio do Núcleo de Comunicação Interna.
A iniciativa foi lançada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher-MT). A campanha visa o acolhimento e a conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra magistradas, servidoras e colaboradoras do Judiciário.
Sob a Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que institui o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento dessa problemática, o TJMT busca orientar, prevenir e informar sobre o assunto para todas as mulheres que atuam na instituição. O foco da campanha foi dar visibilidade e publicidade aos serviços disponibilizados no Núcleo de Atendimento “Espaço Thays Machado” e tornar as mulheres do Judiciário cientes dos tipos de violência doméstica e dos canais de atendimento para denúncias.
Multicanais e linguagem acessível
O plano de comunicação, elaborado a partir de diagnóstico institucional e alinhado à política de comunicação do TJMT, previu uma atuação multicanal, utilizando vídeos institucionais, matérias jornalísticas, informativos via ZapJus, disparo de e-mails e campanhas visuais no sistema JusIndoor. Todo o conteúdo foi produzido com linguagem acessível, respeitosa e emocionalmente responsável, visando criar identificação com o público e promover reflexão sobre o tema.
A proposta também envolveu a criação de uma identidade visual própria, com marca, slogan, materiais de apoio e integração com campanhas externas. “Nosso objetivo foi fazer com que cada pessoa que atua no Judiciário compreendesse que o combate à violência doméstica também passa por nós. É um compromisso institucional, mas também pessoal. Agradeço aos profissionais da nossa equipe de Comunicação envolvidos nessa campanha e em tantas outras, principalmente com causas que salvam vidas, uma das vertentes do Judiciário de Mato Grosso”, destaca o coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz.
Reconhecimento nacional
Ser finalista no Conbrascom, que é o maior evento de comunicação do sistema de justiça do país, representa o reconhecimento do compromisso do TJMT com a informação de qualidade e com a promoção de direitos humanos dentro e fora da instituição. A campanha “Eu Digo Basta!” é um exemplo do papel estratégico da comunicação interna na construção de um ambiente institucional mais justo, seguro e sensível às questões sociais.
A cerimônia de premiação acontece em agosto, durante o 19º Conbrascom, em São Luís, no Maranhão, que reúne anualmente profissionais de todo o país para debater boas práticas, inovação e o fortalecimento da comunicação pública.
FONTE: Folha Max