terça-feira, julho 8, 2025

Emanuel entra na Justiça contra Abilio por ser citado ao lado de Fraga em suposto escândalo de corrupção | RDNEWS

O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), entrou com uma ação judicial contra o atual prefeito da capital, Abilio Brunini (PL), após ter sido citado em uma entrevista sobre supostas irregularidades no Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá (Cirvasc).

Annie Souza/Rdnews

Durante a entrevista, Abilio questionou a presença de nomes ligados a escândalos de corrupção na direção do consórcio. Ao mencionar o prefeito de Nobres, José Domingos Fraga (União), atual presidente do Cirvasc, Abilio relembrou o vídeo que flagrou Emanuel Pinheiro guardando maços de dinheiro no paletó. O vídeo foi gravado por um assessor do então governador Silval Barbosa e se tornou uma das imagens mais emblemáticas da Operação Ararath, deflagrada pelo Ministério Público Federal.

“O Zé Domingos não é aquele que também estava junto com o Emanuel Pinheiro no vídeo do paletó, lá junto com o Silval? E o irmão dele é o diretor do consórcio! Desta forma não dá. Eles precisam analisar melhor porque as coisas não podem ser desta forma”, declarou o prefeito de Cuiabá.

A declaração foi feita no contexto da saída de Cuiabá do Cirvasc, motivada por suspeitas de superfaturamento na compra de cadeiras de rodas e outras falhas apontadas como graves problemas de governança e transparência. Abilio afirmou que a atual gestão do consórcio levanta suspeitas e que a permanência da capital mato-grossense na entidade se tornou inviável.

Na ação movida por Emanuel, o ex-prefeito pede explicações formais sobre o teor da declaração de Abilio. Ele quer saber o que o atual prefeito quis dizer ao citá-lo no contexto do consórcio e quais seriam as provas ou indícios de irregularidades que justificariam a comparação. O pedido se baseia no artigo 144 do Código Penal, que permite a solicitação judicial de esclarecimentos quando há possibilidade de ofensa à honra, por meio de calúnia, injúria ou difamação.

A defesa de Emanuel afirma que, caso as explicações não sejam apresentadas ou sejam consideradas insatisfatórias, poderá ingressar com ação criminal contra Abilio Brunini. O vídeo mencionado por Abilio mostra Emanuel Pinheiro, à época deputado estadual, recebendo pacotes de dinheiro em espécie e os guardando nos bolsos do paletó. Ele se tornou réu por corrupção passiva, com base na delação do ex-governador Silval Barbosa.

Também citado por Abilio, o prefeito José Domingos Fraga aparece em outro vídeo, gravado no mesmo contexto, guardando dinheiro em uma caixa de papelão. Na época, ele também foi denunciado por envolvimento no esquema de pagamento de propina revelado durante a Operação Ararath.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens