As interveções para evitar deslizamentos na região do Portão do Inferno, na MT-251 – estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães – serão tema de audiência pública hoje (17), às 19h, na Câmara de Vereadores do município. O objetivo é esclarecer os projetos do Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra, para melhorias no trecho e ainda debater a gestão e preservação do Parque Estadual da Quineira, também na localidade. A sessão foi convocada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD).
Sinfra – MT
Os primeiros deslizamentos no entorno do Portão do Inferno ocorreram em novembro de 2023 e, passado um ano e meio, ainda não há uma solução definitiva para garantir a segurança para quem trafega na rodovia parque.
O primeiro projeto conduzido pela Secretaria de Infraestrutura teve início em março de 2024 e previa o retaludamento da pista. Porém, esse tipo de técnica de engenharia não conseguiu estabilizar o paredão rochoso. Diante disso, o Governo propôs a construção de um túnel, com licitação prevista para agosto.
A instabilidade na MT-251 tem causado transtornos, como bloqueios frequentes, obrigando motoristas a percorrer rotas alternativas de até 150 km. A economia de Chapada local também foi impactada, com prejuízos ao comércio e turismo, setores fundamentais para cidade.
Durante o período de chuvas, a Sinfra adota bloqueios parciais ou totais da pista por segurança, liberando o tráfego em sistema de “pare e siga” após vistorias.
Além do Portão do Inferno, o deputado propõe discutir na audiência problemas na gestão e preservação do Parque Estadual da Quineira, patrimônio ambiental localizado na zona urbana de Chapada. A proposta envolve uma parceria entre os governos estadual e municipal para proteger os recursos naturais da área.
Participam do evento representantes da Sinfra, Sema, Ministério Público, sociedade civil, técnicos, moradores e lideranças locais.
_______________________________
Serviço
Audiência Pública: Portão do Inferno e Parque da Quineira
📅 Data: Quinta-feira, 17 de julho
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães
FONTE: RDNEWS