sexta-feira, agosto 1, 2025

Tati Machado faz Ana Maria chorar em reencontro: ‘Não queria que as pessoas me olhassem com pena’


28/07/25

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Ana Maria Braga chorou ao reencontrar Tati Machado nesta segunda-feira, 28, durante o café da manhã do Mais Você. A jornalista estava há mais de dois meses afastada da TV após perder o seu bebê na 33ª semana de gestação, em maio. “Inicialmente eu não tinha coragem de sair de casa. Eu tinha medo do olhar das pessoas. Eu não queria que as pessoas me olhassem com pena”, admitiu Tati durante o bate-papo.

Ana Maria Braga chora ao reencontrar Tati Machado no ‘Mais Você’ Foto: Globoplay/Reprodução

A notícia da gravidez tinha sido anunciada em dezembro de 2024 no mesmo programa. Na ocasião, Tati deu uma roupa de bebê escrito “vovó” para Ana Maria. Até maio, a jornalista participava diariamente do Mais Você para comentar as novelas da Globo.

  • Tati Machado ressurge na Globo e fala pela 1ª vez na TV sobre a perda do filho: ‘Não quero esquecer’

  • Tati Machado reflete sobre processo de luto: ‘Preciso respeitar os meus sentimentos e o tempo’

  • Após perderem os filhos, Tati Machado e Lexa viajam juntas para a Amazônia: ‘Eu vejo você’

‘Eu estava engasgada’

Tati falou sobre o período em que passou reclusa e a decisão de voltar aos holofotes e falar sobre sua perda. “Foi muito importante falar, Ana. Eu estava engasgada. Eu não tenho problema de falar. Eu falo muito da morte do meu pai, eu falo muito sobre as minhas dores. Não escondo e nem quero esconder. Estava com essa vontade porque tenho recebido muito amor e relatos de muita gente que passa por isso sozinha. Alguém em casa vai saber que não está sozinha.”

O reencontro de Tati Machado com Ana Maria Braga após mais de dois meses afastada do ‘Mais Você’ Foto: Globoplay/Reprodução

Com o relato de Tati, Ana Maria Braga lembrou de outras amigas próximas e até estrelas de televisão que nunca se recuperaram do luto por um filho. Ela citou Nair Bello (1937 – 2007). “Conheço algumas pessoas que não se recuperaram, perto aqui da gente inclusive. A Nair Bello, apesar de toda aquela alegria dela, aquele jeitão, ela nunca se recuperou da perda de um filho. E eu acho que você é um exemplo para dizer que não vai nunca esquecer, mas vai viver”, declarou a apresentadora.

‘Não se supera’

“Eu sinto que o luto está ali, e a vida passa por esse luto. Não é o luto que passa, ele fica”, disse Tati sobre o sentimento de ter perdido o filho bebê. “Não se supera, é uma marca pra sempre. Dor é dor. Não importa se seu bebê parou os batimentos com 10 ou 40 semanas.” No Fantástico, Tati Machado revelou que já tinha tido uma outra perda no início de uma gestação em 2019.

Para Tati, são os detalhes do dia a dia que causam mais dor. “Eu me preparei para a chegada de um neném. Tava tudo pronto. As coisas mais difíceis são as coisas que estavam prontas do dia a dia. O álcool 70, o cotonetezinho. Isso que pega”, revelou.

‘Não queria que as pessoas me olhassem com pena’

Tati justificou também seu sumiço das redes sociais e da TV. “Inicialmente eu não tinha coragem de sair de casa. Eu tinha medo do olhar das pessoas. Eu não queria que as pessoas me olhassem com pena. Eu quero que elas me olhem com força, e não com pena. Por isso o começo foi muito a gente em casa. Até que eu comecei a tomar coragem.”

“Hoje de manhã eu abri o quarto. Senti aquele cheirinho de quarto de bebê e lembrei. O Rael não está ali naquele quarto, está em um lugar muito mais presente que é no meu coração, comigo o tempo inteiro.”

Terapia de casal

Tati Machado e Bruno Monteiro falam sobre a perda do filho, Rael Foto: GloboPlay/Reprodução

Tati falou que depois de um tempo, resolveu buscar uma terapeuta especializada em perda gestacional. Ela está passando pelas sessões terapêuticas junto com o seu marido.

“Eu e o Bruno, quando a gente recebeu o Rael, a gente podia ficar o tempo que fosse ali com ele. Vendo o rostinho dele, como ele era. Aí depois de um tempo bateu uma culpa e a gente ficou pensando: ‘Por que não ficamos mais com ele?’ E falamos isso pra ela [a terapeuta]. Ela falou: ‘Se vocês voltassem para aquele dia, aquela hora, teriam tomado a mesma decisão. Aquilo era o que foi possível. É um dia aterrorizante na vida de uma pessoa. Você tem que tomar decisões quando não consegue nem pensar’.”

Registros do bebê

Gil do Vigor e Tati Machado em dezembro de 2024, quando a jornalista anunciou sua gravidez no ‘Mais Você’ Foto: Reprodução/Instagram/@gildovigor

Tati e o marido ainda revelaram que Rael era muito parecido com o pai e que eles optaram por fotografar o bebê, mesmo ele já sem vida.

“Perguntaram se a gente queria registrar em foto aquele momento. É importante ter o registro, porque lá na frente você fica com saudade e não tem nada. Decidimos ter para que, quando a gente estiver pronto, a gente olhar”, contou Tati. “Não chegou esse momento ainda, mas você saber que você tem a possibilidade de ver o seu neném é importante. Porque é real o meu Rael.”

A jornalista ainda comentou sobre seu primeiro passeio após a perda. Ela e o marido foram assistir juntos a uma peça do humorista Rafael Portugal e se permitiram rir um pouco. “Foi a minha primeira saída de casa para encontrar mais pessoas. Queria me camuflar, mas é a profissão que eu escolhi. Fui na cara e coragem, sabia que seria bom para o Bruno também.”

Tati Machado só volta ao trabalho em setembro

A participação de Tati Machado no Mais Você desta segunda-feira, 28, foi apenas uma visita. Tati, no entanto, revelou o desejo de voltar logo a trabalhar, mas Ana Maria Braga esclareceu que a legislação trabalhista só permite que mulheres que deram à luz voltem quatro meses (120 dias) após o parto. Portanto, Tati Machado só deve voltar definitivamente para a TV em setembro.

“São quatro meses. Aqui na Globo, inclusive, quando tem neném a gente pode ficar até seis meses também. Eu ainda vou no Domingão, vai começar o Dança dos Famosos, e eu fui a última vencedora. Primeiro por respeito ao Luciano [Huck] que me deu essa grande oportunidade. E em segundo lugar porque eu sei que estar lá e relembrar esses momentos vai me fazer bem. É um resgate de mim mesma”, contou Tati sobre os próximos passos antes de voltar definitivamente ao trabalho.





Source link

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens