sexta-feira, agosto 1, 2025

PJC aponta que atuação de servidor foi crucial para mascarar desvios no TJMT | RDNEWS

O complexo esquema de fraudes para desviar recursos da Conta Única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde são feitos os depósitos judiciais de ações que tramitam no Poder Judiciário, demorou a ser descoberto porque parecia algo legítimo, já que era feito por um servidor do TJ, aponta o delegado Pablo Carneiro, da delegacia Estelionatos de Cuiabá.

Reprodução/João Aguiar

Delegado Pablo Carneiro (no destaque) explica detalhes das investigações que culminaram na deflagração da Operação Sepulcro Caiado

O servidor em questão é Mauro Ferreira Filho. Ele foi alvo de mandado de prisão nesta quarta-feira (30), durante a Operação Sepulcro Caiado, mas não foi localizado e é considerado foragido. Além dele, outras 10 pessoas, entre advogados e empresários, foram presas.

Segundo a investigação, o esquema envolvia execuções de dívidas baseadas em cheques e notas promissórias sem necessidade de processo de conhecimento. Os advogados apresentavam comprovantes falsos de depósito judicial que não tinham respaldo real.

De acordo com o delegado, o servidor, com acesso privilegiado, vinculava valores oriundos de outros processos — especialmente antigos —, cujos montantes haviam sido destinados à Conta Única Judicial, e pedia que os valores fossem vinculados às execuções de dívidas feitas pelos investigados.

“Ele tinha acesso, era atribuição dele, fazer essa movimentação de valores que eram oriundos da Conta Única, da conta antiga, para processos recentes e fazer a vinculação. Isso existe, é um procedimento que comumente é feito lá no Tribunal de Justiça, só que ele, aproveitando da facilidade do cargo – e por isso ele vai responder pelo crime de peculato -, ele forjava algumas planilhas e incluía nas planilhas verdadeiras esses processos que foram constatados como fraudulentos”, explica o delegado Pablo Carneiro.

Ao todo, 11 pessoas foram alvos de mandados de prisão preventiva – veja quadro abaixo. Além de Mauro, também foram alvos Wagner Vasconcelos de Moraes; Melissa Franca Praeiro Vasconcelos de Moraes; João Gustavo Ricci Volpato; Luiza Rios Ricci Volpato; Augusto Frederico Ricci Volpato; Rodrigo Moreira Marinho; Themis Lessa da Silva; João Miguel da Costa Neto; Régis Poderoso de Souza; e Denise Alonso.

Arte: Annise Souza/Rdnews

Lista de alvos da Opera��o Sepulcro Caiado

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens