Lara Abreu / Arte Metrópoles
Em declaração nesta sexta-feira (1º/8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode falar com ele “quando quiser”. A declaração ocorreu em meio a perguntas sobre as tarifas de 50% impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.
Trump declarou que está aberto ao contato de Lula, mas não poupou críticas ao governo brasileiro. Ao falar sobre as medidas comerciais, o republicano afirmou que as pessoas que estão comandando o Brasil “fizeram a coisa errada”.
Confira:
Lula e Trump ainda não se falaram, desde que teve início a crise comercial entre os dois países. Em meio às declarações e críticas ao governo brasileiro, nesta sexta, o republicano fez questão de enfatizar, no entanto, que ele “ama o povo do Brasil”.
Tarifaço
Donald Trump assinou a ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% contra os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Na prática, os 50% são a soma de uma alíquota de 10% anunciada em abril com 40% adicionais anunciados no começo do mês.
Apesar disso, o líder norte-americano deixou quase 700 produtos fora da lista de itens afetados pela tarifa extra de 40%. Entre eles, estão: suco de laranja, aeronaves, castanhas, petróleo e minérios de ferro. Os produtos isentos serão afetados apenas com a taxa de 10%.
A previsão do governo norte-americano é de que o tarifaço entre em vigor no início deste mês.
FONTE: RDNEWS