quinta-feira, agosto 21, 2025

Prefeitura de Cuiabá leva atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, por meio da Atenção Primária, desenvolve o Serviço Consultório na Rua, uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para oferecer atendimento humanizado e integral às pessoas em situação de rua.

 

A iniciativa tem transformado realidades, levando cuidados de saúde e inclusão social a quem, muitas vezes, não consegue acessar os serviços básicos.

 

De janeiro a junho deste ano, a equipe multiprofissional já realizou 2.068 atendimentos.

 

O enfermeiro Josias Botelho, integrante da equipe, explica que o serviço funciona de forma semelhante a uma unidade básica de saúde, mas adaptado à realidade de quem vive nas ruas.

 

“O Consultório na Rua é uma equipe de atenção primária destinada ao atendimento de pessoas em situação de rua. Atuamos em locais onde elas se encontram, geralmente em praças, vielas ou outros espaços públicos. O atendimento começa com o acolhimento pela assistência social e segue para o enfermeiro ou o médico, conforme a necessidade clínica. É um trabalho multiprofissional, com prontuário único, e buscamos não só cuidar da saúde, mas também compreender e atuar sobre outras vulnerabilidades sociais. Em Cuiabá, o serviço é realizado por duas equipes de Consultório na Rua (Luz e Novo Amanhecer) que fazem a cobertura no território.”, destaca.

 

A equipe atua em dois turnos e conta com enfermeiro, médico, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, psicólogo e profissional de saúde bucal.

 

O serviço realiza desde consultas e encaminhamentos até testagens rápidas, coleta de exames para tuberculose e acompanhamento de tratamentos, além de articulação com toda a rede de saúde e assistência social.

 

Para o médico Hélio Jacobi, trabalhar no Consultório na Rua é desafiador e recompensador.

 

“É gratificante porque damos oportunidade de inclusão social. Atendemos pessoas em extrema vulnerabilidade, e muitas vezes somos a única chance que elas têm de acessar a saúde. Há resistência no primeiro contato, especialmente nos casos de saúde mental, mas conseguimos criar vínculos terapêuticos. Quando o usuário abandona o tratamento ou tem dificuldade de continuar, fazemos busca ativa e tentamos garantir que ele chegue até o atendimento que precisa”, relata.

 

A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, reforça que o Consultório na Rua é um exemplo de política pública que leva o SUS até onde as pessoas estão.

 

“O serviço é fundamental porque rompe barreiras de acesso e promove equidade. Muitas pessoas em situação de rua não têm condições mínimas de procurar uma unidade de saúde. Com essa estratégia, levamos atendimento, escuta qualificada e encaminhamentos, garantindo que ninguém fique sem cuidado apenas por não ter um endereço fixo”, afirma.

 

Perfil de atendimentos

 

Nesse período, os atendimentos foram majoritariamente de adultos do sexo masculino, com 63% dos homens na faixa etária entre 30 e 54 anos de idade.

 

Das mulheres atendidas, a faixa etária se concentrou entre 30 e 59 anos.

 

O perfil mostrou pessoas em situação de rua com histórico de desemprego e dificuldades para aquisição de vínculo de trabalho.

 

Com atuação itinerante, escuta acolhedora e integração com a rede de saúde, o Consultório na Rua reafirma o compromisso da SMS de Cuiabá com uma saúde pública inclusiva, que alcança todos os cidadãos, independentemente da condição social.

FONTE: MIDIA NEWS

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