Alckmin aponta aumento de 108% nas vendas de veculos | FOLHAMAX

 

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse, neste sábado (16/8), que houve um crescimento de 108% na venda de “carros sustentáveis”. O anúncio ocorreu durante visita à concessionária Primavia Fiat, em Brasília (DF), perto do aeroporto.

Chama-se de “carro sustentável” os veículos com alta eficiência energética e fabricados no Brasil, que tiveram alíquota do IPI zerada.

Eles estão inseridos no programa do governo, lançado há cerca de um mês, que reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os dados se referem ao comparativo entre julho e a média de janeiro e junho de 2025.

“O carro sustentável é o carro com IPI zero. Então, o governo do presidente Lula zerou o IPI, paga nada de IPI, zerou. As montadoras também dão desconto”, disse Alckmin na agenda.

O vice-presidente ainda completou: “Aumentou 108% comparando o mês de julho com a média de 6 meses, de janeiro a julho. Esse programa do carro sustentável, ele tem importância social, porque é o carro de entrada, é o carro mais barato. Então, as pessoas que não tinham acesso ao carro passam a ter”.

 

Os carros incluídos no programa são mais leves e econômicos, movidos a energia limpa. Além de zerar a alíquota para carros sustentáveis, o decreto altera o cálculo do IPI para alguns veículos: de 6,3% para os de passageiros e de 3,9% para os comerciais leves.

Carros sustentáveis

Para ter acesso à isenção dos carros sustentáveis, é necessário que o automóvel atenda aos seguintes requisitos:

emitir menos de 83 g de CO2 por km;

ser composto por mais de 80% de material reciclagem;

ser fabricado no Brasil;

se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile