A deputada estadual Janaina Riva foi eleita presidente do MDB em convenção nesta quinta-feira (21), em um feito histórico, tornando-se a primeira mulher a comandar a sigla no estado. Ela é a sucessora do experiente político Carlos Bezerra, que liderou o partido em Mato Grosso por cerca de 30 anos. Com muito barulho e papel picado, a militância do partido marcou presença na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol) para demonstrar apoio à Janaina e outras lideranças, que também levaram seus apoiadores.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Em entrevista, a nova presidente se mostrou emocionada e destacou o sentimento de honra e autonomia para a construção do partido nesta nova fase em Mato Grosso: “Além de muito honrada, até emocionada. Parece que é a realização de um sonho, construído a passos ardos, ao lado do MDB”.
“Eu tenho certeza que essa vitória, hoje como presidente, faz parte dessa abertura, dessa construção, que o MDB fez junto comigo, ao meu lado. Então, é um partido que me deu liberdade para poder construir essa presidência. Eu sou muito grata ao partido por isso. Talvez, se fosse outro partido, eu não teria tido a autonomia, [não teriam] me dado a autonomia necessária e as formas de construir, como [ocorreu] no MDB”, manifestou ela.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Janaina Riva ao lado do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (à esquerda), e do agora ex-presidente da sigla em MT, Carlos Bezerra (à direita)
Ao lado da militância, Janaina defendeu que o foco do partido é trabalhar a sua reestruturação nas bases municipais para que todos tenham capacidade de mobilização partidária. Uma das metas também é ampliar as alianças para as eleições de 2026, quando Janaina pretende disputar uma candidatura majoritária, seja ao Senado ou ao Governo de Mato Grosso.
“Primeiro, estruturação do MDB estadual. O foco é aqui. Depois disso, viabilizar o partido com condições eleitorais. O segundo passo é o diálogo com os dirigentes e partidários de todos os partidos que nós vamos sentar para conversar. Óbvio que a gente respeita opiniões divergentes, mas agora, como presidente estadual, a nossa missão é dialogar com todos e tentar construir o maior arco de alianças para uma eleição majoritária dentro do nosso partido”, argumentou.
A composição da chapa do novo diretório do MDB-MT ficou com Janaina na presidência, tendo como 1º vice-presidente o deputado estadual Thiago Silva; secretário-geral, o deputado federal Juarez Costa; 2º secretário, o deputado estadual Dr. João; e tesoureiro, Fábio Farias (ex-prefeito de Canarana). Os nomes dos demais vices poderão ser definidos em até 10 dias, mas deve abarcar todos os deputados estaduais e federais.
Emocionada, a nova presidente discursou para os aliados ao lado da mãe, Janete Riva, e da filha Sophia.
Apoio de Bezerra
O ex-presidente Carlos Bezerra passou o bastão de maneira leve para Janaina, compreendendo que ela seria o melhor caminho para renovação e até mesmo renascimento do partido no estado, diante da sua capacidade de mobilização, já refletido nas urnas. No entanto, ainda que fora da presidência, Bezerra não pretende se afastar do partido.
“Eu enfrentei uma resistência, porque muitos não queriam que eu saísse da presidência. Tive que convencer muito que o melhor era eu não continuar, que o melhor caminho era renovar com uma liderança jovem, mulher e eu sempre fui favorável a essa participação”, manifestou ele em discurso.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Apoio de Baleia Rossi
A cerimônia que empossou Janaina contou com a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi, que exaltou o legado de Bezerra no estado e manifestou completo apoio à Janaina, considerando como positiva a troca no comando da sigla emedebista no estado.
“Hoje a gente está renovando, reoxigenando, dando esperança para o partido de maneira pacífica, respeitando a todos. O Bezerra, que é um exemplo de luta e de força, entregou a vida dele inteira para o povo de Mato Grosso e hoje, com muita tranquilidade, ele entrega o bastão para Janaina”, celebrou.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Além de Bezerra, Baleia Rossi e políticos do MDB, a convenção recebeu amigos, familiares e autoridades de outras agremiações, como o sogro de Janaina, o senador Wellington Fagundes (PL); o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil); o senador Jayme Campos (União Brasil); o deputado Julio Campos (União Brasil); o presidente do PRD-MT, Mauro Carvalho, entre outros.
FONTE: RDNEWS