Aos 67 anos, aposentado de Avaré (SP) realiza sonho de voar como presente dos filhos
Encantado desde a infância com os aviões no céu, o aposentado Sebastião Carlos Rodrigues, de Avaré (SP), realizou aos 67 anos o sonho de voar, na forma de um presente dado pela família. Filhos e netos organizaram o passeio numa aeronave que decolou do aeroporto e sobrevoou o município com ele a bordo.
“Ao entrar no avião, quase chorei de emoção. Parecia um sonho. Foram apenas 20 minutos de voo, mas valeu muito a pena”, afirma Sebastião, em entrevista ao g1.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A emoção com o passeio, realizado no dia 10, também foi um teste para o coração de Sebastião, que sofreu um infarto em agosto de 2022. Em abril de 2023, ele passou por uma cirurgia de revascularização do miocárdio, com duas pontes de safena, e permaneceu internado por dez dias, com balão de oxigênio, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu.
Sebastião Carlos Rodrigues, 67, com o neto Renan a bordo do avião, no aeroporto de Avaré/Arandu (SP), realiza o sonho de voar
Juliana Rodrigues/Redes sociais
“Achei que iria perdê-lo, porém se recuperou. Percebi ainda mais a brevidade e a fragilidade das nossas vidas. Achei que era o momento dele realizar o sonho”, conta a advogada Juliana Clemente Rodrigues, filha do aposentado.
O pai já havia sobrevivido a uma terceira infecção por meningite, em 2015. “Quase morreu”, revela a advogada.
Ela lembra que o pai sempre admirou as aeronaves, chegando a acenar do chão quando avistava um avião ou helicóptero no céu. “Ele ficava eufórico e chamava a gente para sair de casa. ‘Vem ver o jato’, dizia”, conta Juliana.
Um dos passeios dela e do irmão Lucas com o pai era justamente o aeroporto.
“Ficava emocionado só de olhar de longe os aviões decolando. O que mais me atraía era a curiosidade de voar”, afirma Sebastião. “Eu via os aviões no céu e sempre parava tudo para apreciar. Mostrava para meus filhos as marcas deixadas pelos jatos”.
De origem humilde, o aposentado conta que não teve condições financeiras antes de viajar a bordo de uma aeronave.
Ele trabalhou na roça dos 9 aos 19 anos de idade. Com esforço, Sebastião passou em concurso público estadual para o cargo de secretário de escola. Depois de 39 anos em atividade, aposentou-se em 2015.
A oportunidade de realizar o sonho ocorreu no Dia dos Pais. Um amigo deles, que tem lanchonete no Aeroporto Avaré/Arandu, avisou que haveria voos panorâmicos no fim de semana.
Sebastião Rodrigues, 67 anos, em dois momentos ao realizar o sonho de voar pela primeira vez: dentro da aeronave e com a família antes do embarque, no aeroporto Avaré/Arandu (SP)
Juliana Rodrigues/Redes sociais
Os filhos Juliana e Lucas acompanharam Sebastião até a porta do avião. Ele embarcou para o voo junto com a nora Raisa e o neto Renan.
“Ele parecia uma criança. Olhinhos brilhando, sorriso no rosto”, comenta a filha.
O passeio foi gravado pela câmera do celular e o vídeo postado nas redes sociais da advogada, com uma mensagem para pais e filhos. “Muitos pais são órfãos de filhos vivos. Dê valor aos seus pais hoje, porque o amanhã a Deus pertence”, afirma Juliana.
Sem medo de voar, Sebastião ressalta que considera o avião um meio seguro de transporte e promete repetir a dose. “Se Deus me permitir, vou agora para outro Estado”, garante.
O aposentado Sebastião Rodrigues, 67, realiza o sonho de voar pela primeira vez a bordo do avião com a nora e o neto, em Avaré (SP)
Juliana Rodrigues/Redes sociais
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
FONTE: Lapada Lapada