sexta-feira, agosto 29, 2025

Secretário manda retirar atividade com obra de Picasso após denúncia | RDNEWS

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, ordenou a retirada de materiais pedagógicos da rede que contenham a obra Le Rêve, de Pablo Picasso, destinada de maneira imprópria para crianças de 5 anos, em Cuiabá. Ao lado do vereador Rafael Ranalli (PL), autor da denúncia, Amauri reconheceu que a página de livro didático trazia conotação sexual de maneira equivocada para a faixa etária – a obra expõe a amante de Picasso com parte do seio de fora e um pênis próximo ao rosto dela.

“Tão logo dectamos esse problema, porque é um problema mesmo. Uma figura que embora possa dizer que uma criança não vai entender, nós não queremos correr nenhum risco. Embora seja uma figura de uma obra de um artista muito importante, não era o momento e pedimos para retirar do portifólio”, disse o secretário.

Reprodução

Durante entrevista nesta quinta-feira (28), Ranalli rebateu críticas de que estaria “causando polêmica” e afirmou que, mesmo havendo proibições, materiais com esse tipo de conteúdo continuam chegando às escolas municipais da capital, medida que deve ser combatida. Ele elogiu a atuação célere do secretário.

“Assim que soubemos da gravura, o secretário mandou arrancar dos livros. Vim aqui reconhecer e agradecer a postura firme da secretaria”, disse o parlamentar, que tem um projeto na Câmara em tramitação, visando a proibição de utilização e distribuição de livros com conteúdo erótico nas escolas municipais.

Ranalli também sugeriu que o prefeito Abilio Brunini (PL) crie uma comissão na Secretaria de Educação para revisar os livros e evitar a circulação de conteúdos ligados à sexualização infantil. Segundo o vereador, o objetivo é garantir um ambiente escolar seguro e pedagógico. Ele lembrou ainda que cidades como Londrina (PR) já aprovaram leis semelhantes.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens