Morre, aos 98 anos, Oscar Travassos, o secretário xerifão de MT | RDNEWS

Morreu nesta terça (2), aos 98 anos, de causas naturais, o desembargador aposentado, ex-juiz de Direito, ex-promotor de Justiça, ex-deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública de Mato Grosso nos anos 1980, Oscar César Ribeiro Travassos.

Ele morava com a família há mais de 20 anos no Rio de Janeiro, onde nasceu em 19 de dezembro de 1927. Deixa a esposa Oscarlina Cintra Travassos, com quem teve quatro filhos, sendo eles Cesar, Renato, Márcia e Maristela. Era irmão do também desembargador aposentado Mariano Travassos, que presidiu o Tribunal de Justiça de MT.

Personalidade bastante influente e respeitado, Oscar Travassos foi considerado uma lenda dos meios políticos e jurídicos em MT. Depois que se aposentou como desembargador, em 1980, marcou época como secretário de Segurança Pública no Governo Júlio Campos (83/86) com a fama de intolerante à criminalidade, tanto que foi apelidado de xerifão.

Se elegeu deputado federal, em 1990, pelo PDS. No ano seguinte, oito meses após ser empossado na Câmara, se licenciou para assumir a pasta de Justiça do Governo Jayme Campos, irmão de Júlio. Migrou para o PL, retornou à Câmara no final de 1993 para tentar a reeleição, mas perdeu.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile