Nestl demite CEO por relacionamento amoroso com subordinada | FOLHAMAX

 

O presidente-executivo da Nestlé, Laurent Freixe, foi demitido após ter cometido uma violação no código de conduta da empresa. A informação foi divulgada pela multinacional suíça nesta segunda-feira, 1º. Philipp Navratil foi nomeado como sucessor para o cargo.  

A saída ocorreu após uma investigação interna supervisionada pelo presidente do conselho da companhia, Paul Bulcke, e pelo Diretor Independente Principal, Pablo Isla, com o apoio de um consultor jurídico externo independente que avaliou as circunstâncias de um relacionamento amoroso não revelado com uma funcionária direta. 

“Esta foi uma decisão necessária. Os valores e a governança da Nestlé são fortes alicerces de nossa empresa. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço”, afirmou Bulcke em um comunicado. 

No Brasil, não há lei que proiba relacionamentos entre líderes (como gestores, diretores ou CEOs) e subordinados diretos. Contudo, a empresa pode editar políticas internas que regulem a conduta no ambiente de trabalho, inclusive, com proibição de trabalho no mesmo setor ou manutenção de relação hierárquica.

Segundo informações do The Guardian, Freixe estava na empresa há 40 anos e assumiu o cargo de presidente-executivo em setembro do ano passado após a saída do antecessor, Mark Schneider. A mudança já consta no site da Nestlé. 

O sucessor, Navratil, está na Nestlé desde 2001 e é reconhecido por seu histórico de sucessos em “ambientes desafiadores”, de acordo com o comunicado. “O conselho está confiante de que ele impulsionará nossos planos de crescimento e acelerará os esforços de eficiência. Não mudaremos o rumo da estratégia e não perderemos o ritmo de desempenho”, diz o diretor. 

“Sinto-me honrado pela confiança que o Conselho depositou em mim e é um privilégio assumir a responsabilidade de liderar a Nestlé rumo ao futuro. Acolho integralmente a direção estratégica da empresa, bem como o plano de ação em vigor para impulsionar o desempenho da Nestlé. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com toda a liderança da empresa, em alinhamento com o Conselho, o Presidente Paul Bulcke e o Presidente Designado Pablo Isla, para acelerar a execução e impulsionar o plano de criação de valor com intensidade”, disse Phillip Navratil. 

A gigante do setor de alimentos e bebidas tem sede em Vevey, Vaud, na Suíça, e é dona de marcas como Nascau, Kit Kat, Ninho, Negresco, Passatempo e entre outros.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile