Um avô morreu depois que suas roupas pegaram fogo em acidente potencializado por creme hidratante emoliente. James Rownsley, de 89 anos, acendeu um aquecedor a gás ao acordar em casa, em Doncaster (Reino Unido) mas uma chama ganhou força ao atingir resíduos do creme que estavam no tecido da roupa do idoso.
O acidente aconteceu em fevereiro deste ano, e, na terça-feira (2/9), um legista confirmou a causa da morte. Ao acordar, James acendeu o aquecedor para afastar o frio dentro de casa, mas não percebeu que uma faísca atingiu suas roupas e as incendiou.
O idoso só reparou a situação ao se sentar no sofá, e conseguiu se levantar, mas não pode apagar as chamas. Ele caiu no chão e morreu por “queimaduras extremas”, diz o relatório. Segundo o departamento de bombeiros de Yorkshire, o acúmulo de resíduos de um creme emoliente que ele vinha usando para tratar uma doença de pele tornou suas roupas mais inflamáveis.
Segundo a legista Nicola Mundy, o hidratante também foi responsável pela “intensidade” do incêndio, conforme noticiado pelo “Daily Star”. Agora, a família de James alerta sobre os riscos de usar cremes hidratantes.
“Meu avô sempre usava o aquecedor a gás para se aquecer, mas não sabíamos que o creme que ele aplicava nas pernas poderia ser tão perigoso. Esses cremes podem facilmente impregnar as roupas quando usados regularmente e se tornar um risco de incêndio”, declarou a neta de James, Sherrie-Leigh Higgins, de 25 anos.
“Por favor, certifique-se de que todos saibam como se proteger. Não quero que mais ninguém passe pelo trauma que nós enfrentamos”, desabafou ela.
FONTE: Folha Max