Grito dos Excluídos reúne manifestantes em Cuiabá a favor da soberania nacional | RDNEWS

Manifestantes participaram do “Grito dos Excluídos”, na Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, na manhã deste domingo (07), em Cuiabá. O evento ocorre em todo o país, no feriado da Independência. O ato reuniu movimentos sociais, trabalhadores e representantes de entidades, que levaram às ruas pautas relacionadas à justiça social, à soberania nacional e à defesa da vida.

Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres: “Soberania e democracia. O Brasil é dos brasileiros e das brasileiras”, fala que tem sido utilizada pelo presidente Lula (PT). Também havia reivindicações de refugiados indígenas venezuelanos, da etnia Warao: “Queremos terreno e moradia e não despejo”. Além disso, faixas estampavam o pedido de participantes negando anistia aos golpistas que atuaram no ataque do dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Divulgação

A deputada estadual Edna Sampaio (PT) esteve presente e reforçou a importância da mobilização em Mato Grosso, destacando os altos índices de feminicídio no estado. “Vivemos uma epidemia de violência contra os corpos das mulheres. No primeiro semestre deste ano, apenas no primeiro semestre, aumentou em 38% o índice de feminicídio aqui no nosso Estado, 37 mulheres foram assassinadas em razão de serem mulheres”, afirmou.

O Grito dos Inocentes surgiu no país, na década de 1990, com o objetivo de dar voz à população marginalizada e expor as desigualdades sociais que ainda persistem no Brasil. Mais do que um protesto, o movimento busca refletir sobre a exclusão social e propor mudanças estruturais que garantam direitos básicos à população.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile