Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram, na tarde deste domingo (7), da manifestação “Reaja Brasil”, realizada na Praça 8 de Abril, conhecida como Praça do Choppão, em Cuiabá. O movimento, que ocorre em todo o país, teve início às 16h e direcionando críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Conforme publicado pelo , o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou a população para participar da manifestação nacional. Por meio de vídeo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou: “Será a última manifestação, antes da farsa que o Alexandre de Moraes armou, para condenar o meu pai […] a 40 anos de prisão, mesmo sem ter feito absolutamente nada”.
Divulgação
Além das críticas, os manifestantes também pediram anistia para os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, na praça dos Três Poderes, em Brasília.
Com o uso de cartazes com: “Fora Lula e Xandão” e “Anistia Já” os participantes vestiam camisetas em verde e amarelo, muitas com estampas de apoio a Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Alexandre de Moraes, que julga a participação do ex-presidente na tentativa de golpe que visava impedir a posse de Lula em 2023.
Em um carro de som, os manifestantes ouviram um áudio da esposa de Jair e ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) que defende o marido: “Eu conheço o meu marido, meu galego dos olhos azuis. Ele daria tudo para estar aqui, sentindo o carinho de vocês por ele. Hoje, está humilhado e preso porque enfrentou o sistema, por amor ao povo”, diz trecho do áudio.
Divulgação
Entre as lideranças políticas presentes estavam o deputado federal Coronel Assis (União Brasil), o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), o vereador de Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), Diego Guimarães (Republicanos), Vilmar Rigo, que se apresenta como o “Bolsonaro da Shopee”.
Em suas redes sociais, Elizeu publicou um vídeo falando das supostas alegações de apoiadores da esquerda, de que Bolsonaro teria perdido apoio, em seguida muda o ângulo da câmera e mostra os manifestantes dizendo: “É os patriotas da rua! Pela liberdade e pela democracia. Tá mais lotado que o evento do Lula, que flopou”.
FONTE: RDNEWS