quarta-feira, setembro 10, 2025

Abílio propõe privatizar gestão das escolas municipais em audiência | RDNEWS

O prefeito Abílio Brunini (PL) apresentou nesta terça-feira (9), a proposta de privatização da gestão e administração de recursos das escolas municipais da Capital. O assunto será debatido em audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, às 18h. O gestor defende que “a educação de Cuiabá precisa ser mais eficiente na gestão dos recursos públicos”. 

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Questionado sobre o modelo a ser utilizado na capital, o prefeito afirmou que ainda não há um tipo estruturado. “A gente ainda não tem um modelo apropriado de como será. Mas, eu acredito que sim, nós vamos ter um administrador para cada escola”, declarou. 

Segundo Brunini, há escolas sem manutenção que não conseguiram gerir os recursos enviados no ano passado para conclusão do ano letivo de 2024 e início de 2025, o que ocasionou atraso no calendário escolar e demandou investimentos de outras secretarias e, até mesmo, da Limpurb para o retorno das aulas. 

Conforme o gestor, a ação mira somente a parte administrativa das escolas, à medida que o meio pedagógico deve permanecer com os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Brunini nega que a medida desvalorize os servidores. “Não é que a gente não esteja reconhecendo ou não valorizando o servidor da educação, mas acredito que a parte de administração predial, de insumos, de materiais, tem a necessidade de ter alguém com a expertise dessa área”, afirmou o prefeito. 

A ação prevê Parceria Público-Privada (PPP) para contratação de diretores e secretários, enquanto os coordenadores devem continuar seguindo o modelo atual.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens