Confira os principais trechos da entrevista (e o vídeo com a íntegra ao final da matéria):
MidiaNews – Hoje, podemos dizer que você é o profissional mais destacado no seu segmento em Mato Grosso. Como é sua estrutura? Quais são os principais tipos de serviço que oferece? Qual é o conceito do seu trabalho?
Fernando Perez – O nosso conceito é vestir casas. Então, temos uma empresa especializada em carpetes e tapetes. Também temos uma empresa especializada em revestimentos e cortinas. Trabalhamos com a Hunter Douglas, uma marca referência no mercado. E temos a Artecfato, que são móveis de luxo. Juntando todas essas empresas, levamos o nome de vestir a casa, porque o cliente entrega em minhas mãos o seu projeto e nós entramos com os carpetes, com os mobiliários, com os enxovais, com os revestimentos de parede, cortinas e persianas. Então, o meu papel é vestir casas.
MidiaNews – É verdade que o você começou em uma empresa de instalações de persiana, em uma feira de agropecuária?
Fernando Perez – Mais ou menos isso. Fui convidado para ser instalador de persianas. Depois de quatro meses fiquei desempregado. Mas eu tinha gostado de trabalhar vestindo as casas com as cortinas e persianas. E não queria parar de trabalhar com isso. Fui pedir emprego em uma loja e recebi um ‘não’. O proprietário da época falou que eu não era o perfil. Foi quando fui chorar para o meu pai, que disse: “Por que você não começa seu próprio negócio?”. Pensei: como que eu vou começar, sem dinheiro, sem carro, sem nada? Aí meu pai falou: “Você sabe instalar, então começa”. E foi assim que comecei, mandei fazer panfletos e fiquei em um parque de exposição panfletando todo mundo que ali entrava. Depois disso, as pessoas começaram a me ligar e eu ia, fazia venda depois voltava, instalava, depois voltava a fazer o pós-venda, essa foi a minha trajetória, o meu início, onde comecei com a coragem e com meu pai me incentivando.
MidiaNews – E qual era o nome dessa sua primeira loja?
Fernando Perez – Ela começou com o nome Elite Persianas. Depois, como fui agregando outras coisas, a gente trocou para Casa. Então, hoje, as nossas lojas são Casa Papel, que fica na Avenida do CPA, Casa Cortina, Casa Rug Tapetes, e Fernando Pérez Casa, que ficam na Isaac Póvoas, e fora as outras lojas que temos espalhadas em Mato Grosso, que também levam nome de Casa.
MidiaNews – Em que momento você percebeu que era um empreendedor, que poderia revolucionar o mercado de interiores de Mato Grosso?
Fernando Perez – Eu tenho como hábito, todo dia, às sete da manhã, pedir sabedoria para Deus. A Bíblia relata que o homem mais rico e sábio que existiu nessa terra foi Salomão. E Salomão só pedia sabedoria. E é a mesma filosofia, é o mesmo que peço para Deus todos os dias. Deus vai me conduzindo. E nesse conduzir, ele vai me apresentando as pessoas importantes para o meu negócio, que são meus clientes. Eu procuro cuidar muito do meu cliente. Porque um cliente bem cuidado, vira seu fã. Ele começa a te indicar para familiares, se começa outro projeto, vai lembrar de você. Então, cuido muito do meu cliente. Digo para você que foi essa a virada de chave que demos no mercado de arquitetura, porque o nosso estado é muito rico no agronegócio. Hoje, o Brasil e o mundo conhecem o Mato Grosso. Temos orgulho de dizer que somos de Mato Grosso. E eu também quero que a arquitetura esteja em destaque no cenário nacional. É por isso que a gente sempre traz eventos para cá. É por isso que atendo várias celebridades do Brasil, mostrando um pouquinho de Mato Grosso, do nosso algodão, dos nossos tecidos.
MidiaNews – E desde esse primeiro momento que abriu o seu negócio, sabia que era isso que queria fazer para o resto da sua vida?
Fernando Perez – Desde o primeiro dia que cheguei na casa dos clientes e colocava ali uma cortina, trazia o aconchego no living deles, via a transformação dos nossos produtos. Quando comecei a perceber essa diferença na casa dos nossos clientes, falei: é isso que eu quero para minha vida. Porque até começar a ser instalador e depois empresário, o meu ramo era ‘rapa cana’. Eu tenho meus dedos todos cortados de faca, porque eu, muito criança, raspava cana e quando ia cortar a ponta, muitas vezes o dedo ia junto. Então, sair de um serviço de raspar cana e começar a entrar em casas luxuosas, comércios que estavam iniciando ali a trajetória e eu colocar os produtos, é uma diferença enorme. È sair do 8 para o 80. Eu não quis mais, não desmerecendo o meu antigo [emprego], porque eu acho que tudo faz parte de uma construção, eu quis fazer parte desse momento de conquista dos meus clientes.
MidiaNews – Como você analisa o potencial do Interior do nosso Estado para o mercado de alto padrão?
Fernando Perez – Sempre procuro honrar a cidade ou meus clientes do interior. Como? Nós montamos uma loja muito grande e luxuosa, considerada a loja mais bonita do Brasil, lá em Sinop. E todo o dinheiro que a gente ganha ali, investimos também ali. É uma forma de honrar aquelas pessoas que estão me entregando seus projetos. A mesma coisa acontece com sorriso, sempre busco investir na cidade, tudo aquilo que ganho. É algo que você cria aquela reciprocidade. Não estou indo buscar. Ao contrário, estou indo agregar. Não estou indo dividir, mas somar, tenho muito claro isso. Quando chego ou abro uma loja em uma cidade é para somar e não para ir buscar.
Fui pedir emprego em uma loja e recebi um ‘não’. O proprietário da época falou que eu não era o perfil. Foi quando fui chorar para o meu pai, que disse: “Por que você não começa seu próprio negócio?”.
MidiaNews – Tem alguma cidade do interior no radar que o senhor tem desejo de expandir?
Fernando Perez – Tem. Na verdade nós temos três cidades que já estamos atendendo, como São Paulo, Miami e Campo Grande. Porém, antes de lançar uma Casa Fernando Perez nessas cidades, nós vamos honrar o mercado de Rondonópolis e vamos abrir uma unidade em Rondonópolis, porque Rondonópolis é uma cidade muito próspera que eles abriram as portas para o grupo Fernando Perez. Eu preciso honrá-los, levando ali uma Casa Fernando Perez, para depois eu lançar São Paulo. Miami ou até mesmo Campo Grande.
MidiaNews – Você diz que a sua equipe é seu poder secreto. Como você conquista e mantém ao seu lado as pessoas certas e que complementam as suas habilidades em um mercado com tanta concorrência? Você escolhe a dedos dos profissionais que você trabalha?
Fernando Perez – Os colaboradores precisam ter os mesmos valores que a nossa empresa. Deus, família e trabalho. Então quando eu sento para uma entrevista eu sempre procuro ouvir onde a pessoa quer chegar, contar como foi a infância. Nessa conversa, eu consigo entender se essa pessoa tem os mesmos valores. E se ela tem os mesmos valores que a nossa empresa, a possibilidade de dar certo ao longo do prazo é muito grande. Porque nós somos uma empresa que só trabalha de segunda a sexta. Eles têm sábado e domingo para viver em família. Nós temos como base a Bíblia, somos uma empresa que tem uma estrutura muito grande para atender, e eu sempre busco ajudá-los. Quanto aos nossos arquitetos, cada dia mais o arquiteto quer ter uma obra entrega sem problema. Então ele busca o grupo Fernando Pérez porque ele confia na entrega. Ele sabe que eu vou honrar prazo. Ele sabe que eu vou entregar mais para o cliente do que o cliente comprou. Ele sabe que nós temos o serviço que se o meu cliente precisar de uma manutenção ou de uma limpeza, nossa empresa tem para fazer isso. Ele confia em entregar em minhas mãos o cliente deles, porque o meu primeiro cliente é o arquiteto. Segundo é o meu cliente, porque eu não consigo chegar no meu cliente sem passar pelo arquiteto, porque é o arquiteto que faz a escolha de quais são os fornecedores que vão estar no projeto com eles. E é por isso que a gente tem ou atende quase 100 % do nosso mercado, porque cada dia mais os arquitetos estão preocupados com a sua entrega e a satisfação dos seus clientes.
MidiaNews – Você tem desde a Casa Cortina, que é com foco em custo-benefício, até a Artefacto, que é um luxo absoluto. Qual a vantagem estratégica de operar em diferentes nichos, em vez de se especializar em apenas um?
Fernando Perez – O dinheiro troca de mão constantemente. Ter uma loja como a Casa Papel é minha distribuidora. É o menor preço do mercado. Para quem que é a casa papel? Para aquelas pessoas que gastaram demais na obra quer economizar no final, para quem está começando seu próprio negócio, que quer um papel de parede, uma cortina bonita. Nós criamos a casa papel para atender a essa demanda, porque eu quero estar ao seu lado, no seu início, e até você chegar onde o céu limite. Vai depender das suas escolhas. Então a casa papel, ela vem para pegar todas as pessoas que estão começando a sua vida que querem gastar um pouco menos do que o normal. A casa cortina, ela vem como uma intermediária. Ela tem um leque de tecidos maior, uma quantidade de persianas maiores, é pra quando você esta num segundo estágio, querendo uma coisa mais pontual, uma coisa mais diferente. E a Fernando Perez Casas, a Fernando Pérez Casa, que é uma marca, é onde realmente estão as marcas. Louis Vuitton, Armani Casa, Dolce & Gabbana, Roberto Cavalli, Moi. É onde a pessoa quer algo mais personalizado e exclusivo. Eu consigo atender aquelas pessoas que estão começando e querem ter um custo-benefício, assim como aqueles também que é o luxo absoluto. Eu consegui trabalhar isso no mercado porque nem sempre o arquiteto vai ter um cliente em potencial para grifes e marcas. Muitas vezes ele gasta na sua primeira casa, algo mais luxuoso, só que na sua segunda casa, que no é Manso, Chapada ou até em outro lugar, ele quer algo mais enxuto. Só que o arquiteto, ele não quer sair do grupo Fernando Perez porque ele confia na entrega, é por isso que nós temos esse nicho que deixa o arquiteto escolher qual é o momento de cada loja no seu projeto.
MidiaNews – Como é o processo de decidir novas marcas, tecidos ou designs que você vai incorporar no seu produto e no seu grupo? Você mesmo faz essa curadoria?
Fernando Perez – São todas passadas pela minha mão em um grupo de pessoas. Somos um grupo onde estamos de olho no mercado e na tendência. Hoje, nós temos a Hunter Douglas, que é a maior marca de persiana do mundo, uma marca centenária, e nós temos ela com exclusividade no nosso mercado. Nós temos a Artecfato, que é uma marca também de luxo, é um posicionamento que já tem em Nova York, Miami, é uma indústria brasileira. Nós temos a franquia aqui do Mato Grosso e temos e a maior franquia do mundo é aqui, honrando todo o nosso Mato Grosso. E nós temos também a Fernando Perez Casa, que é onde estão as marcas. Nós temos em Milão, em abril, sempre as marcas lançando tendência das casas. E nós procuramos sempre ter aqui antes de lançar lá. Então, nossos fornecedores, eles sempre enviam os books, as coleções, e a gente começa já um trabalho desde março, porque quando os nossos arquitetos aqui, Mato Grossense, chegam em Milão para conhecer os lançamentos, eles já viram tudo aqui dentro do Fernando Perez Casa, é uma forma de a gente mantê-los todos atualizados com o mercado.

Então, sair de um serviço de raspar cana e começar a entrar em casas luxuosas, comércios que estavam iniciando ali a trajetória e eu colocar os produtos, é uma diferença enorme
MidiaNews – Como você busca o equilíbrio entre o comercial e o administrativo no dia a dia de um negócio em expansão como o seu? É uma meta atingível ou uma busca constante?
Nós temos uma governança onde eu procurei ter os melhores profissionais. Eu tenho uma excelente gestora, um excelente financeiro, um excelente RH. Nós temos um grupo onde trabalha todas as 12 lojas e as decisões não partem apenas de mim ali é levado para essa governança e essa governança, juntos, a gente decide o próximo prazo da empresa, sobre posicionamento, ninguém consegue ser bom em tudo, nós precisamos aprender a delegar e colocar na mão de cada um aquilo que eles nasceram para servir, é essa forma. Eu cuido muito do comercial, muito vendedor. Se brincar, já estou querendo te vender um papel para essa sala que eu vi que não tem.
MidiaNews – Você já recusou um projeto ou um cliente porque não se alinhava com seus valores ou a capacidade do seu negócio naquele momento? Como você toma essa decisão?
Fernando Perez – Olha, eu nunca vou dizer para você que eu já excluí um cliente, mas que eu já fiquei com dó dos meus produtos estar na casa desse cliente eu já fiquei porque, acabamos fazendo parte dessa família porque a gente inicia numa obra juntos desde o primeiro momento do alicerce, você cria ali uma história com aquele cliente para chegar o momento de a gente colocar nossos produtos, chegar com perfeição. Vamos analisando o cortineiro, o ponto elétrico, a automação, se as paredes estão perfeitas para receber nossos revestimentos. Existe ali um relacionamento, entre o profissional o cliente e nós. Eu procuro, eu quero que nossos produtos façam diferença na casa dessas pessoas. E tem pessoas que eu vejo, que não se sentem merecedoras, e é muito complicado quando você vê pessoas com fortunas achando que ele vai levar isso para uma outra fase da vida dele que é a fase que a gente sai daqui sem nada, chegamos sem nada e vamos sai sem nada. Vejo pessoas que estão ali com quase 90 anos e ainda não se permite ter um produto legal, viver uma experiência diferente, e ter ali tanto dinheiro guardado, eu fico um pouco com pesar disso. Porque a minha vontade é eu ir lá fazer e falar assim, “olha, você viveu para isso, você conquistou isso, se permita ter isso”. A gente está aqui só de passagem, vamos viver.
MidiaNews – Após quase três décadas atendendo o agronegócio, quais são os perfis desses clientes? O gosto e luxo se equiparam aos grandes centros?
Fernando Perez – Meus clientes são muito antenados, hoje as redes sociais trouxeram, porque você não deseja aquilo que você não conhece. Quando as pessoas entram dentro da Fernando Pérez casa, ali eles já pisam em um carpete fantástico. Eles já começam a desejar isso. Ali eles vão ver os revestimentos, ali ele vai ver um piano de cauda que ele toca a música que ele escolher, ele começa a ter certas experiências e ali cria o desejo deles de ter esses produtos também. Porque você não deseja aquilo que você não conhece, como eu te falei. Esse mercado nosso, ele está preparado para o luxo e o alto luxo. Só depende o que é luxo e alto luxo para cada um. Talvez o meu luxo é um, para o meu vizinho é outro, para você é outro, para cada um deles, nós temos uma opção.
MidiaNews – Como que você descreve a evolução dos seus clientes? Você acha que eles ficaram mais exigentes, com conhecimento mais vasto sobre o luxo?
Fernando Perez – Muito grande. Não só minha como dos meus clientes. Há 50 anos atrás os sulistas vieram para o Mato Grosso para desbravar essa terra. Então eu quero te contar um relato que eu nasci em Paranavaí. Minha mãe teve cesárea ali um dia, no outro meu pai jogou ela em cima de um caminhão de carona e veio parar aqui. Sem um real, nem para comer. Então, essa foi o início da minha história. Assim como muitos que vieram para desbravar esse estado. No início, as pessoas estavam preocupadas mais em comprar terras, em plantar, em criar celeiros. E depois que eles construíram tudo isso, que já estava tudo girando, veio a pandemia. Aonde eles viram que o vizinho foi embora, o amigo foi embora. Foi a hora que eles começaram a olhar e falar assim, “o que faz sentido para mim?”. “Não, eu quero uma casa, quero uma casa bonita, uma casa que me representa, uma casa que eu posso esperar meus netos, uma casa que eu posso receber meus amigos” e isso mudou o mercado. Querendo ou não, a pandemia deu uma chacoalhada nas pessoas dizendo, “olha, vamos viver, vamos investir” eu acredito que isso foi uma virada de chave na vida de muitas pessoas.
MidiaNews – Na prática, o que está em alta agora no design de interiores do alto padrão em Mato Grosso? É uma estética mais clean, orgânica ou algo mais clássico, opulento?

Não importa a profissão. Eu sempre vou querer ser vendedor, porque eu acho que a venda é a base de tudo. Não adianta. Se um médico não aprender a vender, ele não vai fazer a cirurgia
Fernando Perez – Como cada um vem de uma região, cada um tem uma história, é muito difícil dizer o que está em alta, porque o que faz sentido para mim, às vezes não faz para você. Nós temos vários, várias formas de fazer uma casa. Do clássico ao neoclássico, ao contemporâneo. Isso vai de cada um. Não existe um padrão. ‘O que está em alta é o clássico’. Não é assim. Tem que ver o que faz sentido para cada um. Geralmente o mercado vai ditando as tendências, mas ali ele deixa um leque para você desde o neutro ao que vai trazer personalidade até de uma casa em cores. Eu sempre procuro ouvir o meu cliente para ver o que realmente faz sentido para ele, o que ele quer viver ali dentro, qual é a experiência que ele quer ter dentro da casa.
MidiaNews – E o que está saindo mais dos seus projetos, você pode me exemplificar? O que você está sentindo que está sendo pedido pelos clientes?
Fernando Perez – Nós saímos do neutro, daquela cor mais cinza, e estamos indo para as cores. Se você for na mostra de artefato, que acabou de lançar dois meses atrás, você vai ver que o ambiente tem cor, tem personalidade. A tendência, sim, é trazer cada dia mais cores para a vida das pessoas. Por exemplo, como que eu posso trabalhar com uma pessoa com depressão nos tons cinza e preto? Eu vou deixar ela muito mais depressiva. A pessoa que vai pegar esse projeto, ela precisa analisar o cliente e ali trazer mais alegria, trazer coisas que não vai remeter às vezes àquela depressão, e sim para algo que vai deixá -la mais satisfeita. Precisamos analisar muito quem é o nosso cliente. Quanto mais você conhece seu cliente, menos chance você tem de errar.
MidiaNews – Trazer a maior loja de artefatos do Brasil para Cuiabá é um marco. Como foi convencer uma marca de luxo internacional de que Mato Grosso é um terreno fértil ideal? Como foi essa negociação?
Fernando Perez – No dia (03) nós recebemos o dono da marca, Paulo Bach, aqui no Mato Grosso, em Cuiabá. E ele disse para quase 100 arquitetos ali que há três anos atrás ele entregou em minhas mãos a marca da artefato. E na época eu apresentei um projeto muito grandioso para ele. E ele ficou muito feliz, mas ele saiu daqui um pouco tenso. Porque ele falou assim, “é um projeto muito grande, será que ele vai conseguir honrar?” E ontem ele pediu uma salva de palmas para os arquitetos para mim, que consegui entregar em três anos aquilo que eu prometi, não só para ele, mas para uns 50 arquitetos que estavam presentes na época. Precisamos honrar aquilo que a gente fala. Se eu estou aqui dizendo que eu tenho uma entrega grandiosa, que eu visto casas, que eu deixo meu cliente satisfeito, eu tenho que, enquanto está falando com você está memorizando e lembrando. “Todos os meus clientes estão satisfeitos?”. Precisamos ter credibilidade. E no nosso mercado isso é muito importante. Ter aqui no Mato Grosso a maior franquia da marca, isso é uma questão de orgulho até para ele.
MidiaNews – E foi uma negociação rápida? Como que você fez essa proposta pra ele? Foi uma coisa que foi pensada, discutida por um longo tempo, né? Como que foi um pouquinho do processo, assim, dos bastidores das negociações, né? Foi algo que você desejou muito? Como ele recebeu a proposta?
Fernando Perez – Na verdade, eu estava abrindo o artefato em Dubai. Eu tinha lá o investidor, já tinha colocado para falar com o diretor de franquias, João, aqui em São Paulo e nós organizamos em abrir a artefato em Dubai aí quando eu entrei no Brasil, fechou as portas por conta da pandemia nisso eu fui fazer minhas coisas aqui quando acabou a pandemia, eles vieram me buscar pra gente terminar aquilo que a gente começou só que antes de eu embarcar pra Dubai, meu pai chegou em mim e falou assim “você tem certeza disso? Papai já teve oito câncer, tá no finalzinho da vida, você perdeu três filhos até ter a Amanda”. Você quer realmente viver isso?” Na hora eu perdi o gosto, mas eu tive que ir pra Dubai, porque era um compromisso, eu tinha que honrar. Só que quando eu cheguei lá, eu conversei com eles que eu não queria mais, não tenho interesse. Eles falaram, “você sabe que você tá deixando dinheiro na mesa?” Eu falei, “eu sei”. E deixei a marca para eles tocarem. E vim embora para o Brasil, quando eu cheguei aqui, eu recebi a ligação do presidente da marca, dizendo, nós queremos que você seja o franqueado aí em Cuiabá. Aí eu falei assim, mas aqui a loja não está à venda. Que existia um franqueado antes de mim. Aí ele falou assim, “não importa o valor, nós queremos você com a marca”, eu comprei e hoje tenho a marca. Não precisei sair do meu estado, não precisei ficar longe dos meus pais, longe da minha filha e com a marca aqui que eu amo.
MidiaNews – O edifício Altitude Jardins é um marco do luxo em São Paulo localizado no coração do Jardins, um projeto inovador. Como o grupo Fernando Perez foi escolhido para ser o representante oficial desse projeto em Mato Grosso e para revestir o prédio também?
Fernando Perez – O Altitude Jardins está uma quadra do bairro Jardins, no início da Avenida Paulista e ali é a parte mais alta de São Paulo. O prédio ali vai ter quase 40 andares, aonde o rooftop dele é um farol que qualquer lugar de São Paulo que você esteja, você vai enxergar esse prédio. E eles quiseram um conceito para esse prédio e trouxeram a marca, onde todos os moradores vão ganhar ali seu vouch para ter os seus produtos Artefacto e a área comum do prédio é toda Artefato. E eles pensando na qualidade, eles falaram não tem como não termos a marca Fernando Perez para esse prédio e nos convidou para assinar juntamente com eles. Então, o Altitude Jardins é algo que veio assim para ser uma virada de chave no mercado imobiliário de São Paulo. Mas eu quero contar pra você, que é mato-grossense, que nós também vamos ter aqui, um edificio deste padrão, que foi lançado na priemeira semana de setembro, um prédio que é residencial hotel, onde as pessoas vão estar no residencial, mas com serviço de hotel também. Logo mais estaremos lançando isso no mercado e será um prazer e uma honra termos aqui o Jardim Espanhol Artefacto no Mato Grosso, na nossa capital, Cuiabá.
MidiaNews – Para o Leigo, o que acontece nos bastidores de um grande projeto como a cobertura do Neymar, que foi feita pelo grupo Fernando Perez? Quantas pessoas estão envolvidas no projeto? Teve exigências que ele fez?
Fernando Perez – Eu sempre falo, se você cuidar bem do seu cliente, você não vai precisar correr atrás dele. Nós fizemos primeiro a casa do Joel Jota e ele gostou muito do nosso trabalho e me indicou para o Pablo Marçal. Fizemos toda a casa do Pabllo Marçal, desde os carpetes, mobiliário, enxoval, cortinas, tudo. O Pabllo Marçal me indicou para o Tiago Nigro; Tiago Nigro me indicou depois para o Caio Carneiro, Caio Carneiro, Wendell de Carvalho e assim vai. É uma corrente conforme você entrega ali também é indicado e através desses eu cheguei até a cobertura do Neymar fizemos ali a cobertura dele muitas pessoas envolvidas agora estou entregando também no mesmo prédio o apartamento do Otaviano Costa e a Flávia Alessandra e agora já estou voltando novamente entregar a segunda casa do Thiago Nigro com a Mayra Cardi, quando você cuida bem do seu cliente, o seu cliente ele vira seu vendedor. Todas as pessoas nós temos que lembrar que eles vão morar na casa e vão receber muitas pessoas. E quando eles chegarem lá e ver a grandiosidade do nosso trabalho, do nosso produto, eles vão indicar se eles estiverem satisfeitos. Por isso é muito importante cuidar da satisfação do nosso cliente.
MidiaNews –Teve alguma dessas pessoas que você citou que virou um amigo pessoal? Você mantém uma relação além do trabalho com seus clientes?

Quando você cuida bem do seu cliente, o seu cliente ele vira seu vendedor, por isso é muito importante cuidar da satisfação do nosso cliente.
Fernando Perez – Todos, exceto o Neymar. Todos a gente tem um relacionamento super legal, inclusive com o Tiago Nigro já viajei para Orlando, para Disney com ele. Outros eu tenho a possibilidade de contar em São Paulo sentar para jantar e conversar. Alguns como o Neymar , não tenho, é porque tem uma agenda muito difícil nem a entrega que a gente gosta de fazer, com o laço na porta, a gente não conseguiu fazer por conta de agenda, tanto minha quanto a dele. Não tem como, você acaba criando vínculo com a família, porque todos os dias que eles deitam em um carpete, eles vão lembrar da compra. Se eles olham para uma cortina motorizada, eles vão lembrar. A hora que eles veem um enxoval na hora de dormir, eles vão lembrar. Não tem como, você acaba fazendo parte da família. Você acaba fazendo parte de tudo, porque querendo ou não, o vestir, a casa, tudo que eles vão viver dentro da casa, estamos envolvidos.
MidiaNews – Fernando, de onde você busca inspiração? São viagens, artes, exposições? Conte um lugar, uma experiência recente que renovou as suas ideias?
Fernando Perez – Proporcionamos para os arquitetos, muitas viagens para eles poderem se inspirar, entender a cultura e trazer isso para os projetos. Quem realmente monta ali o projeto e coloca as cores, tudo, o formato, é o arquiteto. O meu papel é executar aquilo exatamente como eles projetaram. Nós trabalhamos em parceria, porque eu acho que quando um cliente encontra um arquiteto e ele faz a leitura perfeita, ali flui. O próximo passo já é entregar na mão de quem realmente vai executar tudo isso, que é onde entra o grupo Fernando Perez.Trazemos todas essas marcas, tendências, para que esses arquitetos sempre estejam à frente do mercado. Quando lançamos algo fora, ele já viu aqui, a gente cuida para que eles sempre estejam atualizados no mercado, para que eles possam projetar na casa dos seus clientes, o que tem de mais moderno, mais atual no mercado.
MidiaNews – Fernando, quais são os seus hobbies quando você não está trabalhando? Você frequenta bastante São Paulo, quais são os seus restaurantes preferidos em São Paulo? O que o Fernando Pérez, fora do trabalho, costuma fazer para se desconectar, passar tempo com a família? Um hobby?
Fernando Perez – Nossa, você me pegou agora. Nossas lojas trabalham de segunda a sexta. No sábado é o dia que eu acordo tranquilo, sem pressão de trabalho, sem ter que ficar pensando em nada. Sabe aquele dia que eu vou oxigenar as ideias, eu tiro para mim. E o que eu gosto de fazer? Quando eu estou em Cuiabá, eu gosto de andar no Parque Mãe Bonifácia, que eu acho isso uma riqueza, aqui, para nossa capital. Eu gosto de ir na Bodytech, na Performance Care, que é onde eu encontro amigos, clientes. Eu vou à igreja. No meu sábado é o dia que eu tiro off, sabe aquele dia que você fala assim, “hoje eu não quero fazer nada?” Se eu quiser dormir, eu vou dormir. Se eu quiser levantar, eu vou levantar, sem uma rotina. E no domingo, eu acabo descansando também, os meus colaboradores, muitos descansam no domingo, outros descansam no sábado, e para honrar a fé de cada um, a gente para esses dois dias. Agora, restaurantes, eu sempre prestígio os clientes. Eu acabei de entregar recentemente o Mahalo, foi todo repaginado. Agora o Meats Grill também, colocou ali uma parte VIP, nós estamos lá, eu frequento. Eu sempre procuro frequentar lugares onde eu honro meus clientes.
MidiaNews – Se você não fosse um empreendedor de sucesso no mundo do design, qual outra profissão você gostaria de ter experimentado e por quê?
Fernando Perez – Não importa a profissão. Eu sempre vou querer ser vendedor, porque eu acho que a venda é a base de tudo. Não adianta. Se um médico não aprender a vender, ele não vai fazer a cirurgia. Primeiro o paciente vai sentar na frente dele e ele vai precisar vender ali que ele é capaz de fazer sua cirurgia ou fazer qualquer coisa que seja eu acho que se você for analisar todas as profissões antes vem a venda primeiro. Então a venda vem primeiro em tudo.
MidiaNews – Tem algum projeto que você sonha ou levar o artefato para algum estado para fora do país. Tem algum sonho que você pode compartilhar?
Fernando Perez – Hoje eu estou tão satisfeito com tudo o que nós conquistamos que se você perguntar qual é o seu próximo lançamento é esse que vai vir que é o Jardins por artefacto um ícone para o mercado do estado. Esse seria meu próximo sonho, mas assim, projetos a gente tem em andamentos, que eu já te falei, que é abrir em outros estados, mas primeiramente nós estamos em um mercado tão próspero, tão promissor, que é o Mato Grosso, que eu ainda não vejo necessidade de sair daqui a não ser para atender clientes que são referência no mercado, como esses que eu já mencionei agora em atrás.
MidiaNews – Que mensagem você deixa para o jovem que está começando nessa área e que se inspira em você? Qual é o seu conselho?
Fernando Perez – Primeiro, tire um tempo para você decidir o que você nasceu para fazer. Tem momentos que a gente serve, tem momentos que a gente é servido. Mas no momento que você vai servir, o que você gosta? Você quer trabalhar na área de arquitetura, você quer trabalhar na área da medicina? Defina primeiro para quê que você veio ao mundo. Segundo, persista. Procure ter mentores que já fizeram já construíram ou saíram do mesmo lugar que você está saindo. Procure se inspirar neles, procurar qual é o segredo de cada um, para que um dia você também seja referência de uma outra pessoa. A persistência é tudo.
Assista a entrevista completa:
FONTE: MIDIA NEWS