Uma descida de caiaque pelo rio Garças, no último sábado (20), abriu as atividades do projeto Salve o Rio Araguaia. A iniciativa é uma parceria da Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT) e da Prefeitura, que envolve meio ambiente e esporte, para conscientizar a comunidade sobre a preservação dos recursos naturais no município.
A descida de caiaque envolveu cerca de 100 pessoas e 80 embarcações, entre caiaques, canoas e barcos de apoio. Os voluntários desceram o rio Garças, a partir da Praia do Bosque, com destino ao Porto do Baé, e, durante o percurso, coletaram cerca de uma tonelada de lixo nas margens do rio, segundo estimativa da organização.
Ao longo desta semana, o projeto Salve o Rio Araguaia continua com ações pedagógicas em escolas de Barra do Garças. Nesta segunda-feira (22), alunos da escola Instituto Madre Marta Cerutti participaram de uma ação de educação ambiental na Cachoeira da Usina.
No próximo domingo (28), ocorre a 1ª Corrida Salve o Rio Araguaia. Com um percurso de 5 km, a prova terá caráter oficial, com arbitragem profissional e premiação aos vencedores. Serão 10 categorias a partir das diferentes faixas etárias, para ambos os sexos.
As inscrições já estão encerradas, mas o público poderá assistir à corrida de perto, a partir das 7h, no Porto do Baé.
O projeto envolve o poder público municipal, a BGAAT e uma série de parceiros, entre eles, órgãos públicos, associações da sociedade civil, forças de segurança e iniciativa privada. O objetivo é conscientizar crianças, jovens e toda a comunidade acerca das questões ambientais, especialmente, as que dizem respeito à preservação dos recursos hídricos e das florestas.