A estudante do 8º ano, Lívia Feitosa, da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, em Barão de Melgaço, vai representar Mato Grosso na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), nos dias 6 a 10 de outubro, em Brasília. A estudante será acompanhada pela professora e orientadora Josiane Silva.
Com o seu projeto “Energia que gera vida: piscicultura sustentável com tanques de geomembrana, energia solar e robótica, como alternativa de renda”, Lívia recebeu 14 votos durante etapa estadual e garantiu a sua classificação na participação da etapa nacional.
A Etapa Estadual foi realizada no Sesc Pantanal, em Poconé, durante os dias 05 a 07 de agosto, com o objetivo de promover o protagonismo dos estudantes por meio de projetos que evidenciem as potencialidades e contexto socioambiental.
Juntamente com a estudante Lívia, participarão 15 estudantes de diversos municípios de Mato Grosso como delegação. A viagem será dividida em duas partes, sendo quatro dias em Luziânia (GO), com a cerimônia de abertura, oficinas e atividades culturais. Já na 2ª etapa, será o encerramento, com visita à Brasília (DF).

Em Mato Grosso foram inscritos na conferência estadual 125 projetos, com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. Como premiação, o projeto vencedor na última etapa, no caso da Lívia, representará o Estado em Brasília.
A conferência
O objetivo da VI CNIJMA em 2025 é preparar o país para a COP30 através da educação e da justiça climática, envolvendo escolas em debates e projetos para a construção de soluções socioambientais locais com base na equidade, inclusão e sustentabilidade. O evento busca criar uma atitude responsável na comunidade escolar, promover a participação social e fortalecer a formação de profissionais para a educação ambiental.
FONTE: Folha Max