O governador Mauro Mendes (União Brasil) viu com bons olhos a sinalização do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de se reunir com o presidente Lulam (PT), na próxima semana, e considerou diálogo como única saída para redução da tensão política e comercial entre os dois países. Para isso, ele sustenta que o presidente brasileiro precisa se desprender de ideologias e estar disposto a uma conversa franca.
Gabriel Rodrigues/Rdnews
Nesta terça-feira (23), Trump e Lula se encontraram pela primeira vez desde o tarifaço e tentativas de interferência nos Poderes do Brasil, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. O americano relatou que se abraçaram e que deverão conversar na próxima semana, destacando ainda ter sentido uma química com o petista.
Assim, quando questionado sobre o indicativo de abertura de Trump, o governador mato-grossense defendeu que Lula esteja aberto e conduza o encontro de maneira séria, respeitando a maior economia do mundo: “Diálogo é sempre bom. Se ele está disposto a negociar e a dialogar, é bom”.
“E é bom também que haja essa mesma disposição do lado do nosso presidente. O diálogo é a melhor forma para resolver qualquer conflito, tanto de casa como em qualquer instância da nossa vida e até mesmo na instância das relações internacionais entre os países”, emendou.
A relação entre Brasil e EUA tensionou o BRICS, bloco composto pelos membros-fixos: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – sinalizarem em junho que poderiam buscar uma moeda em comum, para deixarem de usar o dólar como pilar nas negociações, desta forma, Trump impôs sanções comerciais e junto a isso, acrescentou o caráter político, ao defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de Golpe de Estado.
FONTE: RDNEWS