sábado, setembro 27, 2025

Júlio Campos faz apelo pela doação de órgãos: “Seu gesto pode salvar vidas” | RDNEWS

Neste sábado (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) usou as redes sociais para reforçar a importância desse gesto de solidariedade. O parlamentar, que há oito anos passou por um transplante de fígado, compartilhou sua história e fez um apelo à população: “Você pode salvar vidas após a sua morte. Basta fazer a sua notificação na sua identidade ou então com os seus familiares”, disse.

Júlio Campos contou que recebeu o novo órgão no dia 11 de março de 2017, no Hospital São Carlos, em Fortaleza, após a doação feita pela família de um jovem de 24 anos. “Recebi um presente que salvou minha vida, com a generosidade da família de um jovem cearense. Minha recuperação surpreendeu os médicos e hoje levo uma vida saudável e plena, próximo de completar os 80 anos”, relatou na publicação.

Reprodução/Instagram

Grato pela oportunidade de ter uma segunda chance, o parlamentar destacou o impacto transformador da doação. “Carrego comigo, todos os dias, a gratidão eterna por esse gesto de amor que me deu uma nova chance de viver”, afirmou.

O deputado reforçou o pedido para que as pessoas conversem com seus familiares e manifestem a vontade de doar. “Por isso peço a você: seja um doador de órgãos. Avise sua família, manifeste sua vontade. O seu gesto pode salvar vidas, assim como salvou a minha”, concluiu.

MT zera fila de transplante de córnea

Segundo informações do Governo do Estado, publicadas neste sábado (27), Mato Grosso conseguiu zerar a fila de pacientes que aguardavam por um transplante de córnea pela Central Estadual de Transplantes (CET). O feito é inédito no estado e, atualmente, 28 pessoas estão em fase de exames preparatórios para realização do procedimento.

De acordo com a assessoria do executivo, de janeiro a setembro deste ano, foram captadas 413 córneas e realizados 247 transplantes. Em 2024, o total foi de 456 transplantes. Os procedimentos são feitos em parceria com o Banco de Olhos de Cuiabá e três unidades credenciadas pelo Ministério da Saúde: Hospital de Olhos de Cuiabá, Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia e Instituto da Visão

“É uma excelente notícia para os cidadãos mato-grossenses e também para a Saúde Pública, já que, atualmente, apenas três Estados, incluindo Mato Grosso, se encontram com esse cenário de resolutividade para o transplante de córnea. Isso demonstra que estamos conseguindo atender todos os pacientes com a celeridade necessária e gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. (Com assessoria)



FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens