O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que irá ter um diálogo longo com o governador Mauro Mendes (União) sobre a possível troca e a nomeação de novos nomes no primeiro escalão do Governo do Estado, no ano que vem.
Vou pensar muito e honrar o mandato do Mauro Mendes
Questionado sobre a possível troca de secretariado, Pivetta disse que ainda é necessario aguardar a definição sobre a candidatura de Mendes ao Senado.
“Se o Mauro decidir concorrer ao Senado, obviamente ele vai ter que renunciar ao mandato. Se isso acontecer, a gente vai conversar muito sobre isso. Afinal de contas, esse mandato que vai até 31 de dezembro de 2026 é um mandato dele”, disse.
“Se por ventura eu for honrado com esse chamado para cumprir um período dele, vou pensar muito e honrar o mandato do Mauro Mendes”, emendou.
Troca certa
Uma das saídas confirmadas é a do chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União), que é deputado federal licenciado e já anunciou que irá à reeleição.
Perguntado se já pensou em um nome para ocupar o cargo, que é considerado o braço-político da gestão governamental, Pivetta diz que “não”.
“Não tenho nome, não pensei e nem falei com ninguém sobre isso”, disse.
A eventual mudança do cargo do vice-governador deve ocorrer, pois Mendes é cotado para concorrer ao Senado na eleição de 2026. Se definir pela candidatura, ele terá que renunciar ao cargo em abril, como determina a legislação eleitoral, bem como seus secretários que quiserem disputar outros cargos.
Staff e eleição
Além de Fábio Garcia, ao menos quatro secretários de Mendes são cotados para disputar cargos na eleição de 2026, como deputados federais e estaduais.
São eles: Coronel da PM César Roveri (Segurança Pública), Gilberto Figueiredo (Saúde), Alan Porto (Educação) e Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação).
Veja:
FONTE: MIDIA NEWS