sexta-feira, outubro 10, 2025

Obras contra alagamentos devem resolver “novela” na Prainha e XV de Novembro   | RDNEWS

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Presidente do TCE Sérgio Ricardo e secretário Marcelo concedem entrevista so0bre o andamento das obras do BRT e sobre ações contra alagamentos

O secretário estadual de Infraestrutura Marcelo Oliveira afirma que uma das empresas, responsáveis por tocar as obras do BRT, venceu também o certame para executar obras de drenagem necessárias para acabar com os alagamentos que acontecem na avenida XV de Novembro, nas proximidades do Shopping Popular.

“Quando subia lá (inundação), ficava um metro de água. Deve começar também dentro de 15 dias as obras lá. Talvez a gente faça por método não destrutivo e já vai ter reflexo nas chuvas desse ano também lá”, explica o secretário durabte vistoria das obras do BRT na avenida do CPA, acompanhadas pelo presidente do TCE-MT Sérgio Ricardo.

Questionado se as obras irão acabar com os alagamentos na Prainha, Marcelo ressalta que elas são de obrigação das Águas Cuiabá – firmadas num TAC com a Prefeitura de Cuiabá – mas que não devem trazer transtornos às intervenções do BRT.  “Se alagar, não tem problema nenhum. Se alagar, eu chamo o pessoal do TAC e falo para eles, oh, tira a água daqui”, dispara. Nos dois locais há registros de alagamentos, que causam muitos transtornos à população. Um dos últimos ocorreu no dia do aniversário de Cuiabá em 8 de abril –  veja vídeo abaixosaiba aqui

Entre outras coisas, o projeto executado pelas Águas Cuiabá inclui a implantação de 10,9 km de rede coletora de esgoto e reforço em 7 km do sistema misto existente, que combina drenagem e esgoto. Além disso, ocorrem ações em onze sub-bacias que compõem a Bacia da Prainha. Entre as melhorias estão a implantação de 224 caixas combinadas, readequação de 405 bocas de lobo e reforço em 5,3 km da rede de drenagem existente. Em nota, a concessionária afirma que 60% das obras já foram executadas e que a previsão de término é em dezembro.

“Atualmente, os trabalhos se concentram em pontos da região central da cidade, como os bairros Centro Sul, Centro Norte, Baú e Dom Aquino. As próximas etapas incluem a continuidade da implantação das redes coletoras, ligações domiciliares e melhorias no sistema de drenagem”, diz a nota – leia ao final

Assessoria

 obras na prainha - aguas cuiaba

Obras executadas pela concessionária Águas Cuiabá, no final da avenida Mato Grosso. Trecho engloba a Bacia da Prainha, região onde há intervenções

O presidente do TCE-Sérgio Ricardo, por sua vez, adianta que o tribunal vai chamar a Águas Cuiabá justamente para saber como será possível transcorrer as intervenções no local, visto que um córrego passa embaixo da pista.

“Essa região toda que alaga, que vai ali da igreja de São Benedito, por ali até o Porto, a Águas Cuiabá, vou chamar a Águas Cuiabá, porque esse é um questionamento que me tem sido feito, vou chamar a Águas Cuiabá, que tem esse compromisso de abrir, e até para que eles digam, como que eles vão abrir? Vão utilizar a própria prainha, que está embaixo do concreto ali, para levar água, certamente, é só abrir o próprio córrego, abrir os canais, abrir as janelas, janelas que entrem, e a prainha está pronta até o rio Cuiabá”, pondera Sérgio, dizendo que a reunião deve ocorrer nos próximos dias para que se saiba exatamente sobre os prazos de execução.

Em seguida, o conselheiro ressalta que, paralelo a isso, o governo resolverá a situação da XV de Novembro.

Confira, abaixo, a nota das Águas Cuiabá

A Águas Cuiabá informa que as obras do projeto Bacia da Prainha seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma previsto, com 60% dos serviços já executados. Iniciadas em março, as obras têm entrega final programada para dezembro de 2025.

Entre as ações realizadas até o momento, destacam-se a implantação de 15 mil metros de rede de esgoto, 1,6 metros de rede de drenagem, a instalação de 120 caixas combinadas e a revitalização de 433 bocas de lobo. Atualmente, os trabalhos se concentram em pontos da região central da cidade, como os bairros Centro Sul, Centro Norte, Baú e Dom Aquino.

As próximas etapas incluem a continuidade da implantação das redes coletoras, ligações domiciliares e melhorias no sistema de drenagem. A empresa destaca que durante a etapa de limpeza das bocas de lobos da região, mais de 120 toneladas de resíduos foram retiradas, contribuindo diretamente para o escoamento adequado da água da chuva e redução de pontos de acúmulo de lixo e alagamentos.

A concessionária destaca que a conclusão do projeto trará benefícios imediatos, como a diminuição de alagamentos, melhora na mobilidade urbana e valorização do espaço público. A longo prazo, a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário vai reforçar a preservação ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida da população cuiabana.



FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens