Perde a viralatice, alfineta Barranco após telefonema entre Lula e Trump | RDNEWS

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) considera a ligação telefônica entre Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada nesta segunda-feira (6), como uma vitória do Brasil e uma derrota para a “viralatice”. A alfinetada vai de encontro a políticos simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que comemoraram o tarifaço imposto ao  Brasil em julho deste ano e que torciam para o tensionamento.

“Vence o Brasil, perde a viralatice […] Mais do que uma simples conversa entre chefes de Estado, o diálogo de hoje simboliza a soberania e o autorrespeito do Brasil, reafirmados pelo presidente Lula ao enfrentar, com firmeza e diplomacia, a postura arrogante do mandatário norte-americano”, disse Barranco, nas redes sociais.

Annie Souza/Rdnews

No telefonema, o Lula solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. A ligação durou 30 minutos, de acordo com o Palácio do Planalto, e ambos acordaram de se encontrar pessoalmente “em breve”. Tanto Lula como Trump sinalizaram que o diálogo foi positivo e deve resultar em um distensionamento da relação.

Por outro lado, o deputado federal José Medeiros (PL), um dos principais entusiastas do tarifaço como medida para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Governo Federal em favor da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), minimizou o aceno, pois entende que o secretário de Estado, Marco Rubio, foi escolhido como intermediador com um propósito: “Iludidos! O petista que comemora a videoconferência de Lula e Trump sabe quem é Marco Rubio?”.



FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile