Diante dos casos recentes de sarampo em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União Brasil), reforçou que a vacinação é responsabilidade dos municípios e que o estado está auxiliando as cidades nas campanhas de divulgação a respeito de imunização. Mauro vê ainda como “lamentável” que os pais demonstrem pouco interesse em vacinar seus filhos.
Rodinei Crescêncio
“As pessoas parecem perder um pouco o interesse em vacinar seus filhos, é muito lamentável. A vacinação é uma responsabilidade objetiva do município”, analisa o governador.
O gestor afirma ainda que o estado está fazendo um trabalho de “apertar os munícipios”, aumentando as campanhas de vacinação. “Nós estamos redobrando as campanhas de vacinação. Estamos atentos a isso e vamos colaborar com os municípios e divulgar para que as pessoas façam as vacinações” concluiu.
Vacinação em Mato Grosso
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso afirmou, em nota, já ter adotado o protocolo de vacinação da Dose Zero, uma dosa extra da vacina contra a doença, indicada prioritariamente para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, em todo o território do estado. Em Cuiabá, a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, afirmou que o município deve redobrar a campanha de imunização e que, inclusive, iniciou um serviço diário de busca por pacientes que ainda não foram vacinados.
Também como medida de prevenção, o prefeito da capital, Abilio Brunini, reforçou que o município está realizando campanhas de vacinação não só contra o sarampo, como de outras doenças, como a de poliomielite.
FONTE: RDNEWS