Com a expectativa de receber 3 mil pessoas, entre atletas e visitantes, a 11º edição da Maratona Senta a Púa, considerada a maior corrida em trilha do Centro-Oeste e uma das cinco maiores do Brasil. ocorrerá neste sábado (11) e domingo (12), em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). Conforme a organização, o evento atingiu a marca recorde de 2 mil atletas inscritos, vindos de 11 estados e 65 cidades brasileiras. Pelas paisagens da cidade, a corrida será feita em trilhas, aliando sustentabilidade e turismo.
Rodinei Crescêncio/RDNews
O impacto do evento deve atingir o setor financeiro, sobretudo o de serviços, como hotéis, bares, restaurantes e comércio local.
Nesta edição, as corridas principais possuem três trajetos de 14 km, 21 km e 42 km. A ideia é promover uma experiência esportiva com imersão e respeito à natureza. O uso de copos plásticos no percurso, por exemplo, não é permitido.
Além destas, o evento conta com provas voltadas para crianças e adolescentes, como ULTRAkids e ULTRAteens. A maratona ainda conta com palestra e roda de conversa com nomes nacionais da corrida em trilha, stands de ativação e a Vila Aventura, espaço com música, produtos esportivos e atividades direcionadas para as famílias.
Outra característica da Maratona é o conceito de “lixo zero”, com isso não há entrega de nada em embalagem nas trilhas e ao final é realizada a coleta seletiva que assegura destinação correta para todos os resíduos recicláveis. Já que há pontos com água, frutas, isotônicos e cereais. O evento que já possui 10 anos de existência, tem como objetivo proporcionar a fusão entre esporte, turismo, sustentabilidade e cultura.
Confira a programação:
Sábado – 11/10/2025
4h: Abertura da Vila Aventura
5h: Largada 42K
6h: Largada 14K
15h: Vila Aventura reabre
16h: Corridas UltraKids / UltraTeens
17h45: Roda de conversa – A segurança da mulher na corrida em trilha
18h45: Palestra e lançamento do livro de José Virginio de Morais, o Rei da Montanha.
Domingo – 12/10/2025
5h: Abertura da Vila Aventura
5h45: Largada 21K
6h: Largada 7K
FONTE: RDNEWS