segunda-feira, outubro 13, 2025

Abilio cobra nova CPI para investigar licitação vencida pela CS Mobi – vídeo | RDNEWS

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) defendeu a abertura de nova CPI da CS Mobi para investigar possível direcionamento da licitação da Parceria Público Privada (PPP) entre   empresa e Prefeitura para exploração do estacionamento rotativo. O requerimento foi apresentado pelo vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania).

Reprodução de vídeo

“O vereador Dias apresentou uma CPI com  escopo que vai desde a formação do processo licitatório, ou seja, são escopos diferentes e complementares.  Então,  acho que faz sentido ter a segunda CPI para poder investigar, principalmente aquelas denúncias que nós entregamos no fechamento da CPI anterior”, declarou Abilio, se referindo à CPI da CS Mobi concluída na última sexta-feira (!0), com a leitura do relatório final.

O próprio  Abilio prestou depoimento e apresentou possíveis provas de irregularidades no processo licitatório. Entretanto, a falta de tempo hábil e o foco dessa CPI em investigar o contrato e não a licitação, impediu   fossem incluídas no escopo dessa investigação. 

 Após alcançar o número de assinaturas necessário, o pedido para abertura de CPI é analisado pela Procuradoria da Câmara. A presidência deve ficar sob responsabilidade do proponente. O   Colégio de Líderes definirá um relator e um membro titular, além de dois suplentes. 

Relatório final

 Abilio afirmou que ainda não leu o relatório final  da CPI da CS Mobi,  que fez 19 recomendações à Prefeitura sobre  questões contratuais. Além disso, apontou irregularidades financeiras, legais e sociais no contrato, recomendando o  indiciamento do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD) e do ex-secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico Francisco Vuolo.

A comissão foi presidida pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e teve o líder do prefeito  Dilemário Alencar (União Brasil) como relator. A vereadora Maysa Leão (Republicanos)  também compôs a CPI.

“Eu só consegui ver pela imprensa ainda, não tive tempo de ler o relatório. Tenho que conversar com o vereador Dilemário sobre isso, ler e ele me explicar como ficou o fechamento disso. Mas eu acredito que é a atribuição deles mesmo, a CPI tem essa finalidade [de fazer os apontamentos que achar necessários]”, concluiu o prefeito, nesse domingo (12), após visita técnica do Centro Médico Infantil (CMI), em Cuiabá.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens