sábado, novembro 29, 2025

Após libertar reféns, Trump pede que Israel aproveite oportunidade de paz no Oriente Médio

OIF-1.webp.webp


Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

JERUSALÉM- O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 13, que Israel deve aproveitar o fim da guerra na Faixa de Gaza para trabalhar em direção à paz no Oriente Médio. Em um longo discurso na Knesset, o Parlamento de Israel, Trump agradeceu os esforços dos mediadores e disse que está determinado em alcançar um acordo de paz regional.

Daqui a gerações, este será lembrado como o momento em que tudo começou a mudar”, declarou o republicano, que foi ovacionado pelos parlamentares israelenses.

Trump também usou a oportunidade para agradecer apoiadores e criticar os ex-presidentes democratas Joe Biden e Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na Knesset, o Parlamento de Israel, em Jerusalém Foto: Evan Vucci/ AP

Em um desvio inesperado no discurso, Trump também pediu ao presidente de Israel, Isaac Herzog, que perdoasse o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. O republicano descreveu Bibi, o apelido do líder israelense, como um “dos maiores líderes em tempos de guerra”.

Netanyahu enfrenta acusações de corrupção, embora várias audiências tenham sido adiadas durante o conflito com o Hamas. Apesar dos elogios a Netanyahu, Trump disse que o primeiro-ministro não era uma pessoa “fácil” e elogiou o líder da oposição, Yair Lapid.

Oportunidade de paz

Durante o discurso, Trump pressionou Israel a olhar além da guerra, dizendo que o país “conquistou tudo o que podia pela força das armas”. “Vocês venceram. Agora é hora de transformar essas vitórias contra terroristas no campo de batalha no prêmio final da paz e prosperidade para todo o Oriente Médio.”

O republicano também prometeu ajudar a reconstruir a Faixa de Gaza, que foi devastada durante o conflito, e pediu que os palestinos “se afastem para sempre do caminho do terror e da violência.”

“Após imensa dor, morte e dificuldade, agora é a hora de se concentrar em construir seu povo, em vez de tentar derrubar Israel.



Source link

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens