O caso suspeito de sarampo em uma criança de 9 anos, em Várzea Grande, foi descartado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir da análise realizada por meio do Programa Estadual de Vigilância das Doenças Exantemáticas, com apoio da Vigilância Municipal.
SECOM/VG
De acordo com o relato registrado, o menor apresentou febre, exantema (manchinhas vermelhas pelo corpo), tosse e coriza, com início dos sintomas no dia 29 de setembro.
Os resultados de biologia molecular (PCR) não detectaram a presença do vírus do sarampo, indicando ausência de infecção ativa. Diante das análises clínicas, laboratoriais e epidemiológicas, a equipe técnica concluiu que o caso não apresenta vínculo compatível com sarampo.
A investigação também mostrou que a criança não teve histórico de viagem nos últimos 30 dias para áreas com circulação ativa do vírus, nem contato com casos suspeitos ou confirmados. Apesar da negativa no exame, a prefeitura de Várzea Grande reforçou a campanha de vacinação no município.
Acompanhe o calendário:
• Crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias: devem receber a dose zero da vacina contra o sarampo – sendo a vacina dupla viral (protege contra o sarampo e rubéola)
• Crianças a partir de 9 meses à 11 meses e 29 dias: recebem a primeira dose zero da vacina contra o sarampo, sendo a vacina tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola)
• Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter duas doses da vacina tríplice viral comprovadas
• Adultos de 30 a 59 anos: precisam ter uma dose da vacina.
Todas as unidades de saúde de Várzea Grande estão com vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h de forma gratuita.
FONTE: RDNEWS