O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) garantiu que o Governo de Mato Grosso vai concluir as obras do BRT (ônibus de trânsito rápido) em Cuiabá e Várzea Grande até abril do próximo ano.
Por enquanto, o que está definido é o BRT. O BUD é apenas uma alternativa de veículo, pois utiliza a mesma faixa e estrutura do BRT.
“Não existe possibilidade de o BRT não ser concluído. Há data definida para a conclusão. Sabemos que esse é um assunto melindroso, e o povo de Cuiabá e Várzea Grande já sofreu muito com isso desde 2010. Temos prazo, e as obras serão finalizadas até março ou abril do próximo ano”, afirmou.
Segundo Pivetta, o Governo está na fase de cotação dos veículos que irão compor o sistema. Por isso, ele e os secretários Rogério Gallo (Fazenda) e Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) foram a Curitiba (PR) conhecer o BUD (Bonde Urbano Digital).
O vice-governador explicou que o bonde pode ser adotado como veículo do sistema, sem que isso implique em mudança de modal.
“Os veículos do BRT já estão sendo cotados, e surgiu essa nova possibilidade, que pode ser viável. Estamos estudando e conversando com os responsáveis”, disse.
“Por enquanto, o que está definido é o BRT. O BUD é apenas uma alternativa de veículo, pois utiliza a mesma faixa e estrutura do BRT. Tudo o que está sendo feito está dentro do planejamento, inclusive a possibilidade — ainda em avaliação — de usar esse tipo de bonde”, completou Pivetta.
O BUD é uma tecnologia desenvolvida na Ásia e já em uso em cidades como Xangai. O sistema combina o conforto de um trem com a flexibilidade de um ônibus, sendo guiado por sensores magnéticos instalados ao longo da via. Essa tecnologia permite operação autônoma ou conduzida por motorista.
O modelo é semelhante ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas, em vez de trilhos, roda sobre o asfalto por meio de indução magnética, daí o apelido de “bonde digital”.
FONTE: MIDIA NEWS