quarta-feira, outubro 22, 2025

Casos de meningite sobem 40% em Cuiabá; vacinação é reforçada | RDNEWS

A Prefeitura de Cuiabá vem reforçando a vacinação contra meningite no município por conta de um aumento de 40% dos casos da doença neste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as 68 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. A rede municipal oferta as doses das vacinas Meningocócica C e Meningocócica ACWY, que protegem contra os principais tipos da doença.

Emanoele Daiane

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, atualizados nesta terça-feira (21), entre janeiro e outubro de 2024, foram 10 casos confirmados, com 3 óbitos. No mesmo período de 2025, já são 14 casos confirmados, com 2 óbitos.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Também existem formas não infecciosas da doença, associadas a condições como câncer, lúpus, reações a medicamentos ou traumatismos cranianos. As meningites bacterianas são mais comuns nos meses de outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que, apesar do aumento no número de casos, o total de óbitos diminuiu em relação ao ano passado. “Neste ano, tivemos uma redução no número de mortes por meningite em comparação com 2024, o que é um dado positivo. No entanto, isso não significa que devemos relaxar. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e deve ser prioridade para todas as faixas etárias contempladas no calendário vacinal”, reforça.

Vacinas disponíveis na rede municipal

Meningocócica C (Conjugada)

Protege contra a doença meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorotipo C. No Sistema Único de Saúde (SUS), é aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Adolescentes e adultos que não completaram o esquema vacinal podem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

Meningocócica ACWY (Conjugada)

Protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da Neisseria meningitidis. É aplicada a partir dos 3 meses, com doses de reforço aos 5 e 12 meses, além de novas doses aos 5 e 11 anos. No SUS, está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos como reforço da vacina Meningocócica C.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens