domingo, novembro 2, 2025

Pivetta será o 5º vice da Nova República a se tornar governador | RDNEWS

Pivetta será o 5º vice da Nova República a se

Mayke Toscano

Daqui a exatos cinco meses, Otaviano Pivetta toma posse como governador de Mato Grosso para concluir os oito meses que restarão da gestão Mauro Mendes.

Será o quinto vice da chamada Nova República (a partir de 1985), a assumir o comando do Estado devido à renúncia dos titulares para concorrer a cargos eletivos, sendo um à Câmara Federal (Júlio Campos) e três para o Senado (Carlos Bezerra, Dante de Oliveira e Blairo Maggi).

Foi assim com Wilmar Peres de Farias, empossado em 1986 na cadeira de Júlio; com Edison Freitas Oliveira, em 1990, na vaga de Bezerra; com Rogério Salles, em 2002, substituindo Dante; e com Silval Barbosa, em 2010, sucedendo Blairo.

Até 4 de abril do próximo ano, Pivetta vira governador e, com o poder da máquina, buscará a reeleição, enquanto Mauro sai em busca de vaga de senador. Dos quatro então governadores pós-regime militar que deixaram até aqui o Palácio Paiaguás para tentar eleição no mesmo ano, Bezerra e Dante perderam para o Senado, enquanto Júlio ganhou para deputado federal e Blairo também saiu vitorioso ao Senado.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens