O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), Tomires Lopes, se prepara para encerrar, em dezembro deste ano, seu segundo e último mandato à frente da entidade. À frente da federação desde 2017, ele destacou, em entrevista ao, os avanços obtidos durante sua gestão, marcada pela modernização das competições, inclusão de novas categorias e ampliação do acesso ao esporte no estado.
“Suspeito de dizer, é até ruim falar, prefiro que outros avaliem. Mas vejo que conseguimos avanços importantes. Um deles é a modernização das provas. Hoje temos informatização em todas as competições”, afirmou Tomires. “Usamos o mesmo sistema de competições que a Confederação Brasileira de Atletismo utiliza nacionalmente, pontuou o professor e também diretor da UFMT.
Rodinei Crescêncio

Entre as principais conquistas, o dirigente cita a criação do Campeonato Estadual de Miniatletismo, voltado para crianças de 8 a 11 anos. Segundo ele, o evento — que chega à sua quarta edição — é único no país e tem contribuído para o desenvolvimento das habilidades básicas de jovens atletas.
“As escolas se inscrevem diretamente, sem precisar ser filiadas. O governo do estado ainda oferece o Bolsa Atleta para os primeiros colocados dessas categorias. Então, vejo como grandes avanços a criação dessa competição, a abertura para o Máster e a informatização das provas”, destacou.
“Hoje temos um sistema moderno, praticamente todo informatizado e em nível internacional”
Tomires Lopes
Tomires também ressaltou o processo de modernização estrutural da federação, alinhado à utilização do Centro Oficial de Treinamento da UFMT (COT-UFMT), em Cuiabá.
“Tínhamos um cenário específico com o COT, e era necessário ter uma estrutura compatível. Hoje temos um sistema moderno, praticamente todo informatizado e em nível internacional”, completou.
Encerramento da gestão e eleições
A atual gestão se encerra em dezembro, conforme previsto pela Lei Geral do Esporte, que limita a dois mandatos consecutivos a permanência de dirigentes no cargo. Por isso, Tomires não poderá concorrer novamente.
Nesta semana, a FAMT publicou o edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Eletiva, que definirá a nova diretoria da entidade para o período de 2026 a 2029. A eleição está marcada para o dia 13 de dezembro de 2025, de forma presencial, no COT-UFMT, em Cuiabá.
O encontro reunirá os membros da Assembleia Geral da FAMT e será instalado em primeira convocação às 8h, com maioria absoluta dos integrantes, e em segunda convocação às 9h, com o quórum mínimo previsto no estatuto. Além da eleição, a pauta inclui a apresentação do relatório técnico-administrativo de 2025 e a prestação de contas do exercício.
Douglas Santos

Calendário e eventos até o fim do mandato
Mesmo em reta final de gestão, Tomires segue à frente da organização do calendário de corridas de rua, trilhas e obstáculos de 2024. No último dia 30 de outubro, a FAMT reuniu os promotores de eventos esportivos do estado para discutir o cronograma e evitar choques de datas — um modelo considerado referência nacional.
“Mato Grosso é um dos poucos estados que reúne todos os promotores de corridas de rua no mesmo espaço. Isso evita conflitos de datas e valoriza a iniciativa privada, inclusive a lucratividade, que é justa”, explicou.
Outro destaque será a revitalização do tradicional campeonato “Pichote”, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Paralisado há anos, o evento voltará ao calendário esportivo estadual ainda em 2025.
Além disso, a FAMT tem dado suporte ao atletismo Máster, que vem ganhando força e espaço dentro das competições oficiais. “Ampliamos as opções do atletismo no estado, abrindo espaço para todas as idades e níveis de desempenho”, concluiu Tomires.
FONTE: RDNEWS








