terça-feira, novembro 4, 2025

Morre Dick Cheney, vice-presidente dos EUA na gestão Bush e ‘arquiteto’ da Guerra ao Terror

Copia-de-Hebe-1.webp.webp


Cheney alegou ligações entre os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos e o Iraque pré-guerra que não existiam. Ele disse que as tropas dos EUA seriam recebidas como libertadoras no Iraque; não foram.

Cheney apontou que a insurgência iraquiana estava em seus últimos estertores em maio de 2005, quando 1.661 membros do serviço dos EUA haviam sido mortos, nem sequer a metade do total ao fim da guerra.

Para seus admiradores, ele manteve a fé em um momento instável, resoluto mesmo quando a nação se voltou contra a guerra e os líderes que a conduziam.

Influência

No início do primeiro mandato de Bush, muitos democratas e até mesmo alguns colegas republicanos se perguntavam se Cheney não era verdadeiro mandatário em uma Casa Branca ocupada por um presidente sem experiência cujas qualificações haviam sido questionadas.

Embora Bush eventualmente tenha afirmado sua autoridade e a influência de Cheney tenha diminuído no segundo mandato, a imagem dele como uma figura importante na Casa Branca sempre se manteve.



Source link

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens