O prefeito da cidade de Centro Novo do Maranhão (MA), Júnior Garimpeiro (PSDB), foi recebido com uma mega carreata após ter sido preso no município de Confresa (1.027 km de Cuiabá) por suspeita de envolvimento com extração ilegal e transporte de minérios. O gestor foi detido no dia 12 deste mês mas retornou ao estado maranhense no sábado (15).
No dia dos fatos, os policiais militares estavam fazendo uma fiscalização na rodovia MT-430 quando abordaram uma caminhonete Ford Ranger com quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher. Questionados sobre o que estavam fazendo na localidade, os ocupantes apresentaram versões conflitantes.
Um deles afirmou que vinham de uma região de garimpo em Paranaíta. Já Joedson Almeida dos Santos se apresentou como prefeito de Centro Novo do Maranhão, no nordeste do país.
Conhecido como Júnior Garimpeiro (PSDB), ele foi eleito com 6,8 mil votos. Em uma checagem no sistema, os policiais constataram que Júnior Garimpeiro tinha passagem por usurpação de bens da União que tipifica a extração irregular de recursos minerais.
Devido ao histórico de ambos, os policiais decidiram fazer uma busca na carroceria. Foram encontrados vários sacos que continham produtos semelhantes a minérios. Já dentro do carro, foi encontrado um invólucro contendo pequenos fragmentos de análogo a ouro.
Eles foram encaminhados para a delegacia, onde foi realizada uma busca minuciosa. Foi usado um detector de metais onde foi possível identificar a presença de material metálico nos invólucros contendo amostras de solo, reforçando a suspeita de que se tratava de ouro.
Durante depoimento, outras duas pessoas afirmaram trabalhar em região de garimpo. Ao todo, foram encontradas notas fiscais de combustível, lonas, apostila contendo nomenclaturas e informações em idioma indígena.
Júnior Garimpeiro retornou para a cidade do Maranhão no mas sábado (15). Ele foi recepcionado com uma carreta dos moradores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram diversas motocicletas e carros circulando na cidade comemorando o retorno do prefeito.
Entretanto, a ‘homenagem’ virou alvo de críticas nos comentários dos perfis. “Por isso esses políticos fazem o que fazem. Uma população deveria ter vergonha disso. A única arma contra eles é o voto e fazem isso”, diz um dos comentários. “Por isso que a cidade vive numa escassez de tudo, a prefeitura atrasa os salários, o povo merece o prefeito que tem!”, diz outra postagem.
FONTE: Folha Max







