Bando de porcos selvagens atravessa rodovia e assusta motoristas próximo de fazenda em MT
Um bando de porcos selvagens — também chamados de porcos-do-mato — atravessou a MT-109 diante do carro da família de Jane do Coutinho, de 33 anos, quando se aproximava de uma fazenda em Querência, a 912 km de Cuiabá. A cena inesperada foi filmada por ela, em estado de choque diante da quantidade de porcos que passavam pela pista (assista acima).
Ao g1, ela contou que foi tomada por um mix de emoções enquanto fazia o registro, no sábado (15).
“A gente ficou sem reação, com adrenalina a mil. É muito bonito ver eles pessoalmente, fazendo barulho. A princípio, a gente viu um cordão preto na estrada. Até que aceleramos e peguei o celular para filmar. É raro ver nessa quantidade”, ressaltou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Assim que atravessou a pista, o bando caiu em um buraco na terra. Nas imagens, é possível ver o grupo se debatendo até conseguir sair e voltar a andar, todos juntos.
O ataque dos porcos
O professor, pesquisador e biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Romildo Gonçalves, explicou ao g1 que esse comportamento é normal dos porcos selvagens. Porém, ele destacou que a falta de predadores tem permitido que bandos maiores tenham se formado e atacado preferencialmente plantações de milho.
“Esse é um ponto da mata que eles têm mais possibilidade de se movimentarem. E estão circulando naturalmente. Aliás, em Mato Grosso, há uma infestação terrível desses porcos. Não se pode mais matar, então está tendo essa infestação. Não há controle político sobre essa evolução. Então, a tendência é continuar aumentando nos campos rurais do país”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Cateto, queixada e javali: conheça as diferenças entre as espécies
Javaporco: a ameaça que avança sem controle pelo Brasil
Porcos selvagens invadem e destroem lavouras em MT
Ele destacou que esse é um problema frequente dos produtores rurais, principalmente na produção de milho, mas também nas lavouras de soja, de sorgo, de girassol. E ressaltou que o bando gera prejuízos financeiros aos produtores quando danifica o campo.
Desde 2013, o abate apenas de javalis e javaporcos foi permitido sob autorização e supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Caso o abate seja feito sem essa autorização, o Ibama pode multar em até R$ 500 por animal morto.
Porcos selvagens atravessam rodovia e impressionam motoristas em MT
Arquivo pessoal
FONTE: Lapada Lapada








