Abilio denuncia furto de fiação do Parque das Águas e culpa Governo Federal | RDNEWS

Após um dia da troca de fiação no Parque das Águas em Cuiabá, um novo furto foi registrado nessa quarta-feira (19), deixando novamente parte do local sem iluminação. O prefeito Abílio Brunini (PL) ficou revoltado com o crime, afirmando que os criminosos são pegos, mas não ficam um dia presos, o que reforça a impunidade. Ele culpou ainda o Governo Federal, que, segundo o gestor, “incentiva a bandidagem”.

 “Enquanto esse governo federal ficar estimulando o pessoal a fazer esse tipo de coisa pra tomar uma cervejinha, enquanto ficar estimulando essa bandidagem, que muita gente acha que é ‘só um fiozinho’, tadinho, vítima da sociedade’… Eles ficam fazendo isso”, disse.

A situação, conforme relatou, se estende também a outras regiões da Capital, como o Centro Histórico, que possui um longo histórico de furtos. “A polícia prende o ladrão, só que ocorre que a polícia fica mais tempo na delegacia para tentar registrar a ocorrência que ladrão que roubou o fio. O ladrão é solto na audiência de custódia, é solto rápido e no outro dia já tá roubando de novo. Parece um enxuga gelo!”, disse revoltado em uma postagem do Instagram. 

A esses crimes, o prefeito atribuiu culpa a população em situação rua, reforçando estigmas sociais em torno desse grupo e questionando o dever de fornecer direitos básicos como água e alimentação. 

 

“Infelizmente, a norma do ministro Alexandre Moraes, que tem uma ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental] , que determina que a gente [Prefeitura] tem que fornecer alimentação para essa pessoa que tá na rua, que a gente tem que dar água para essa pessoa que tá na rua, a gente tem que dar um espaço para ela guardar os seus pertences, a gente tem que dar uma tenda, uma barraca para essa pessoa morar na rua, e a gente tem que dar praticamente tudo. Daqui a pouco vão falar que a gente tem que dar droga para a pessoa ficar na rua também”, expressou. 

Esse não é o primeiro furto no Parque das Águas. O show das luzes está interrompido devido a falta de fiação, que é feita de cobre e pode ser trocado em dinheiro, por ser um bom metal condutor de energia. 

O prefeito ainda reforçou que os cofres públicos estão deixando de destinar verba para a saúde, para a segurança pública e para a educação, devido a esses tipos de crimes. Segundo ele, a Prefeitura tem gastado semanalmente para repor fiação furtada e não há capacidade financeira de manter esse ritmo.

“Quando faltar dinheiro para fazer a iluminação pública, é porque essas pessoas estão roubando de forma que estão gastando além da conta”, completou.



FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile