O ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta terça-feira (2/12) que a oposição está “com ciúmes” da relação entre Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Também nesta terça, o presidente brasileiro conversou com Trump por 40 minutos via telefone.
A fala do ministro ocorreu em evento em Pernambuco destinado ao aumento da capacidade de produção da refinaria Abreu e Lima, na cidade de Ipojuca. A cerimônia marca o início das obras do Trem 2 da refinaria, com um investimentos de cerca de R$ 12 bilhões.
Costa Filho ainda falou que “do lado de lá eles estão desesperados” e apostaram na briga do Trump. Contudo, o ministro diz acreditar que Lula será reeleito no ano que vem, quando o atual presidente deve concorrer à reeleição.
“Do lado de lá, eles estão desesperados, porque mais uma vez vão perder a eleição porque mais uma vez o presidente Lula vai se eleger presidente da República. E apostaram na briga do Trump com o presidente Lula.. E pense numa química forte que rolou. Eles já estão com ciúmes do Trump em relação ao presidente Lula”, declarou o ministro.
Segundo o governo brasileiro, Lula e Trump tiveram uma conversa “muito produtiva” e discutiram temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado.
“Lula indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, divulgou o Planalto após o telefonema.
Ainda segundo o governo, os dois presidente concordaram em voltar a conversar “em breve” sobre o andamento das iniciativas.
O presidente está em Pernambuco para uma série de agendas no nordeste. Mais tarde nesta terça-feira (2), ele embarca para Fortaleza (CE).
FONTE: Folha Max








