Caso de abuso ocorreu no HMC; Prefeitura afasta enfermeiro preso

A Prefeitura de Cuiabá afastou o enfermeiro preso nesta quarta-feira (4), acusado de abusar sexualmente uma paciente de 21 anos no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A identidade do profissional ainda não foi revelada.

 

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi internada no hospital no dia 29 de novembro, após sofrer um acidente de moto, e foi submetida a uma cirurgia no braço direito para colocação de pinos no dia 02 de dezembro.

 

A cirurgia durou cerca de duas horas e a paciente acordou durante o procedimento, no final ficaram na sala uma enfermeira e um enfermeiro.

 

Pela fresta do lençol que cobria seu rosto, a vítima disse ter visto a enfermeira de costas, organizando alguns instrumentos, e “viu e sentiu o enfermeiro usando os dedos para tocar suas partes íntimas, usando luvas”.

 

A Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), informou que todas as medidas administrativas cabíveis sobre o caso foram adotadas de imediato. O suspeito seria um profissional de uma empresa terceirizada. 

 

“O profissional, apontado em Boletim de Ocorrência como suspeito da prática de crime dentro da unidade, foi imediatamente afastado de suas funções. A Empresa Cuiabana de Saúde notificou formalmente a empresa responsável pela gestão de pessoal para o cumprimento integral da medida, bem como para impedir sua realocação em qualquer setor do hospital até a completa apuração dos fatos pelas autoridades competentes”, diz trecho da nota. 

 

A Prefeitura repudiou o ato de violência, “sobretudo contra pessoas em situação de vulnerabilidade”, como era o caso da vítima. E informou que colaborará integralmente com as investigações. 

 

A Delegacia Especializa de Defesa da Mulher de Cuiabá iniciou as investigações, ouviu todas as testemunhas e a delegada Judá Maali representou pela prisão preventiva do suspeito.

 

O enfermeiro foi preso em casa, no Bairro Coophamil,  por volta das 17h30. Ele foi conduzido para a DEDM, onde foi ouvido, encaminhado para a audiência de custódia e teve a prisao preventiva decretada. 

 

Nota à Imprensa

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), informa que, diante da ocorrência registrada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) envolvendo um profissional de enfermagem de empresa terceirizada, todas as medidas administrativas cabíveis foram adotadas de imediato.

 

O profissional, apontado em Boletim de Ocorrência como suspeito da prática de crime dentro da unidade, foi imediatamente afastado de suas funções. A Empresa Cuiabana de Saúde notificou formalmente a empresa responsável pela gestão de pessoal para o cumprimento integral da medida, bem como para impedir sua realocação em qualquer setor do hospital até a completa apuração dos fatos pelas autoridades competentes.

 

A Prefeitura reforça que repudia veementemente qualquer ato de violência, sobretudo contra pessoas em situação de vulnerabilidade, e que colaborará integralmente com as investigações, assegurando a proteção, a segurança e a integridade de pacientes e servidores.

 

Leia mais: 

 

Delegada prende enfermeiro acusado de abusar de paciente em Cuiabá

 

FONTE: MIDIA NEWS

comando

Sair da versão mobile