A capital mato-grossense alcançou, durante o ano de 2025, um registro positivo relacionado ao combate às arboviroses: uma queda de 25,5% nos casos de dengue em comparação a 2024. Com esses números, divulgados pelo novo Boletim Epidemiológico, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o município entra oficialmente na “zona de normalidade”.
Erlan Aquino
O resultado reflete o impacto direto das medidas intensificadas pela gestão municipal, somado ao engajamento da população no enfrentamento ao mosquito.
A Semana Epidemiológica 48 reforça a estabilidade. No período, foram registrados:
• Dengue: 2 casos
• Chikungunya: 1 caso
• Zika: 0 casos
• Óbitos: nenhum registro
As duas últimas semanas também apresentaram declínio consistente nas notificações de Dengue e Chikungunya em relação ao ano anterior.
A força-tarefa executada pela Prefeitura de Cuiabá impactou na manutenção dos índices baixos. Conforme o Relatório de Ações de Controle Vetorial, as equipes da SMS já realizaram 991.107 vistorias em imóveis em 2025.
Durante essas inspeções, os agentes:
• Trataram 104.259 imóveis;
• Eliminaram 15.424 criadouros;
• Reforçaram orientações sobre cuidados preventivos.
Além das ações de campo, a Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da vacinação contra a Dengue. O imunizante Qdenga está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses. A ampliação da cobertura vacinal tem sido essencial para a redução da circulação viral e prevenção de formas graves da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a manutenção dos resultados depende da continuidade do trabalho compartilhado entre poder público e moradores. A limpeza de quintais, o descarte adequado de resíduos e a eliminação de recipientes que acumulam água continuam sendo práticas fundamentais.
FONTE: RDNEWS







